terça-feira, 5 de abril de 2011

Que raio o Kimi vai fazer na sua nova vida na NASCAR?

O grande caso da semana que passou foi o anuncio da ida de Kimi Raikonnen para uma experiência americana, mais concretamente na NASCAR. Durante esta semana, o piloto finlandês irá fazer um teste com um carro da Truck Series pela equipa que assinou, a Kyle Busch Motorsports, e a 20 de maio, terá a sua primeira prova na nova categoria.

"Estou bastante entusiasmado por ter esta oportunidade de iniciar a minha participação na NASCAR com a Kyle Busch Motorsports. O Kyle é um dos melhores na NASCAR e poder aprender com a sua experiência será algo de valioso enquanto faço a transição para uma nova forma de competição. Ele montou uma equipa experiente que constrói pick-ups rápidas. Estou ansioso por poder fazer parte de uma equipa que já provou ser uma vencedora, dentro e fora da pista", referiu Raikkonen na altura do anuncio oficial.

"Estamos honrados pelo facto de que Kimi Raikkonen, antigo campeão do mundo de Fórmula 1, tenha escolhido começar a sua carreira na NASCAR com a Kyle Busch Motorsports. Juntar um dos pilotos mais talentosos do mundo é a continuação da construção de uma equipa de vencedores e campeões na KBM. Estou ansioso por assistir à transição do Kimi para a NASCAR tanto como proprietário como colega de equipa", afirmou Kyle Busch, o patrão da equipa.

Convêm dizer, à partida, que Kimi terá em 2011 uma participação limitada na Truck Series, e que estará concentrado em fazer a sua temporada nos ralis, onde até está a fazer uma temporada melhor do que no ano passado. E não se sabe ainda se em 2012 passará para a NASCAR a tempo inteiro ou ainda terá uma perninha no Mundial de ralis como ele próprio ou na sua equipa, contratando outro piloto ou algo parecido. Mas em relação à sua atitude em se aventurar numa categoria onde os "rednecks" olham com imensa desconfiança os estrangeiros, e onde só recentemente é que eles começaram a dar nas vistas - vide Juan Pablo Montoya - ver Kimi Raikonnen nos States... acho algo contra-natura para a sua personalidade fechada e a sua atitude de "tou nem aí".

Não acredito que seja bem sucedido. A NASCAR é demasiado imprevisivel e são poucos os estrangeiros que são bem sucedidos. Aliás, são mais os que ao fim de um ou dois anos saem dali e vão para outras categorias do que os que chegam à categoria principal. E quando dão nas vistas, é nos circuitos convencionais e não nas ovais, onde muito raramente chegam ao "top ten", quanto mais vencer. Montoya pode ser bem sucedido, mas lutou muito com a sua equipa, a Chip Ganassi, para chegar onde chegou. E ele está determinado em ter sucesso por lá.

Será que o Kimi tem esse espírito? Tenho dúvidas. Acho que ele perderá a paciência ao fim de dois ou três anos e vai tentar outra coisa. Indy Car ou os ralis, de novo. Tem demasiado dinheiro para voltar à Formula 1, e só o faria se ganhasse muito mais do que ganhou na Ferrari, por exemplo. Mas não tenho bola de cristal para saber se tal irá acontecer...

Sem comentários: