segunda-feira, 4 de abril de 2011

Se sem KERS a Red Bull domina, como vai ser com ele?

Confesso ter ficado surpreendido quando soube que a Red Bull não usou o KERS no final de semana do GP australiano, e mesmo assim Sebastien Vettel dominou como quis. Agora, na semana da segunda corrida do ano, o GP da Malásia, a equipa de Salzburgo diz que vai experimentar o sistema nos treinos livres desta sexta-feira no circuito de Sepang, e só depois é que decidirá se o usará ou não.

O seu diretor desportivo, Chrstian Horner, afirmou que os seus pilotos testaram o sistema nos treinos livres de Melbourne, mas testaram o sistema na sexta-feira, mas explicou que "não estávamos seguros que fosse completamente fiável e, como queríamos a todo o custo terminar a corrida e parecíamos ter boa margem sobre os nossos rivais, optámos por o retirar do carro. Vocês conhecem o Adrian, sabem que não faz concessões no que toca às dimensões das peças, porque quer o pacote aerodinâmico ideal e, por isso, temos o KERS mais pequeno de todos. Mas é evidente que estamos a trabalhar para ter o sistema já à nossa disposição na Malásia, porque será uma bela ajuda, não só no arranque, mas também em termos de andamento puro, como se sabe. Mas como a prioridade é acabar as corridas, só o vamos utilizar quando estivermos seguros que de é completamente fiável.", referiu.

Agora todos ficam a pensar e a concorrência tem um grande temor na cabeça: caso os Red Bull, naquelas longas retas de Sepang, sejam carros absolutamente dominadores ao longo de todo o final de semana, que hipóteses terão para os apanhar nas provas seguintes? Será que depois do equilibrio algo artificial de 2010 iremos ver o dominio dos energéticos em 2011, com Sebastian Vettel a caminho de um inexorável segundo título mundial? É cedo para responder, e existem ainda muitos fatores externos a ter em conta, nomeadamente o comportamento dos pneus Pirelli - fala-se que poderão haver quatro paragens - mas parece que o fantasma de um dominio paira no ar. E se assim for, há muitas cabeças em perigo...

Sem comentários: