terça-feira, 12 de abril de 2011

Youtube Space Classic: primeiro o vôo do Columbia, 1981



O dia 12 de abril é definitivamente um dia onde o Espaço está presente em todos os calendários. É o dia em que Yuri Gagarin foi para o Espaço e entrou na História como o primeiro homem no Espaço, em 1961. Mas precisamente vinte anos depois, num domingo, quando na Argentina, Nelson Piquet caminhava para a vitória, os americanos escolheram esse dia para colocar no Espaço o "Space Shuttle" Columbia, o primeiro de uma série de cinco construidos pelos americanos, ao que seguiram Challenger, Discovery, Atlantis e Endeavour.

Ao longo de trinta anos, e mais de cem missões o Space Shuttle fez aquilo que tinha sido feito: levar astronautas e material para o Espaço, desde satélites até a partes da Estação Espacial Internacional, passando pelo Telescópio Hubble. Mas como sabemos, tambem foi palco de dois desastres: o do Challenger, a 28 de janeiro de 1986, e do próprio Columbia, a 1 de fevereiro de 2003.

Precisamente trinta anos depois, a NASA reforma o seu Space Shuttle depois dos seus bons serviços no Espaço. Contudo, o futuro do programa espacial americano está numa encruzilhada, pois não se sabe qual é o passo a seguir. O programa Constellation, iniciado por Geroge W. Bush, foi cancelado por Barack Obama, e as empresas privadas ainda estão num estado demasiado permaturo para começarem a voar para o Espaço para fins comerciais ou de entretenimento, como a Virgin Galactic, que tudo indica que voará algures neste ano.

Sem comentários: