sábado, 7 de maio de 2011

1000 km de Spa-Francochamps: Peugeot vence em corrida

Parecia que, depois dos eventos da qualificação, que a corrida iria ser um passeio para os Audi R18 de competição, que se estreavam competitivamente nesta prova. Contudo, a corrida deu um resultado final completamente o oposto, com a vitória a caber à Peugeot, com o seu carro numero 7, guiado pela tripla Alex Wurz, Marc Gené e Anthony Davidson. E provavelmente ofereceu as devidas ilações para as 24 Horas de Le Mans, que acontecerão no mês que vem.

Apesar da má qualificação devido ao acidente do Pescarolo da Oak Racing, que os impediu de ficar nos lugares da frente, a marca de Sochaux ficou com as duas primeiras posições e só não monopolizou o pódio porque o carro numero 9, de Pedro Lamy, Simon Pagenaud e Sebastien Bourdais sofreu vários problemas ao longo da prova, inicialmente com uma saída de pista devido ao desgaste excessivo dos pneus quando tinha o piloto português ao volante e depois, devido a uma quebra da suspensão que obrigou Pagenaud a levar o carro a fazer uma volta inteira em ritmo lento até chegar às boxes para reparar a suspensão, terminando assim no oitavo lugar.

Assim sendo, o Audi número 3, guiado pela tripla Tom Kristensen, Allan McNish e Rinaldo "Dindo" Capello, ficou no terceiro lugar, sendo aquele que menos problemas sofreu ao longo de uma prova que certamente não foi o resultado esperado pela marca após o domínio conseguido nos treinos, ficando com os três primeiros lugares na grelha de partida. Os outros dois Audi ficaram nas posições seguintes, com a equipa de Timo Bernhard, Romain Dumas e Mike Rockenfeller a ficar em quarto e a de André Lotterer, Benoit Treluyer e Marcel Fassler imediatamente atrás, no quinto lugar.

Logo atrás aparece o Pescarolo-Judd oficial, sendo o melhor carro a gasolina, na frente do melhor Lola-Toyota da Rebellion Racing.

Quanto à portuguesa Quifel ASM Team, teve uma boa prestação ao longo da corrida, chegando a rolar no quinto posto da geral, mas teve azar não conseguindo terminar a prova. Apesar de ter sido prejudicada pelo encerramento da via das boxes devido à situação de bandeiras amarelas na sequência do despiste do Lola-Coupe HPD de Scott Tucker (e João Barbosa), que a fez perder uma volta, a equipa lusa rodava em décimo lugar da geral quando o motor do Zytek cedeu, obrigando Miguel Pais do Amaral a parar na escapatória da chicane de Les Combes, quando faltavam uma hora e 45 minutos do final da prova.

Nos LMP2, o triunfo foi para o TDS ORECA guiado pela tripla constituida por Mathias Beche, Pierre Thiriet e Jody Firth, que conseguiu um minuto de avanço sobre o carro idêntico da Boutsen Energy com Dominik Kraihamer e Nicolas de Crem aos comandos. Quanto ao português João Barbosa, o piloto português não chegou sequer a entrar em pista com o Lola da Level 5, pois o seu carro saiu de pista na rápida curva de Radillon quando um elemento da suspensão traseira cedeu, levando o carro a embater com violência na barreira de pneus. Nessa altura, quem guiava o cerro era o francês Christophe Bouchut.

Assim sendo, máquinas e pilotos preparam-se para dentro de um mês se assistir à maior prova de Endurance do ano: as 24 Horas de Le Mans.

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