terça-feira, 10 de maio de 2011

Dois pilotos, duas motivações

Kamui Kobayashi e Michael Schumacher foram dois homens que tiveram sortes e azares diferentes no GP turco. Um fez do azar nos treinos força de vontade para vencer na corrida e conseguir ser feliz. Outro não conseguiu aproveitar o bom resultado na qualificação para fazer um brilharete na corrida, e no final, começava a questionar publicamente se tinha a mesma motivação para andar por aqui.

Quando Kamui Kobayashi não conseguiu marcar qualquer tempo na qualificação porque o seu carro sofreu uma avaria mecânica, era uma pessoa desiludida por saber que tinha sido um problema mecânico que o impedira de fazer um bom resultado na grelha. Como os comissários deixaram alinhar a corrida devido a uma situação excepcional, o piloto japonês de 24 anos decidiu que iria partir ao ataque, em busca dos pontos. E conseguiu, mesmo que a sua estratégia de recuperação tenha sido prejudicada com um furo quando ultrapassava o Toro Rosso de Sebastien Buemi.

"Diverti-me bastante nesta corrida. Antes da corrida prometi a Peter que marcaria pontos e cumpri, mas só marquei um porque perdemos tempo com um furo, resultado dum toque com o Sébastien Buemi, quando o ultrapassei. Caso contrário, penso que poderia ter terminado em sétimo. O carro estava ótimo, e a equipa tinha delineado uma boa estratégia para mim. No último terço da corrida tive de ter um pouco de cuidado para poupar os pneus, mas funcionaram bem.", concluiu Kobayashi.

Agora, devido a estes eventos, o japonês é o rei das ultrapassagens na Formula 1. Em apenas quatro corridas, Kobayashi já efetuou vionte ultrapassagens aos seus mais diretos adversários, cinco mais do que o Renault do alemão Nick Heidfeld. E cada vez mais se mostra que Kamui Kobayashi está a caminho de ser o melhor piloto japonês de sempre na categoria máxima do automobilismo.

Em claro contraste em termos de ânimo anda Michael Schumacher. Regressado às pistas em 2010, pode mostrar que ainda tem talento, mas está a ser constantemente ultrapassado pelo seu jovem companheiro e seu compatriota Nico Rosberg. Em declarações à BBC britânica, o piloto de 42 anos afirmou que já não se está a divertir-se nas pistas: "A grande alegria não está mais aqui".

Um dos seus grandes rivais nas pistas e actual comentador na BBC, o escocês David Coulthard, afirma que o piloto alemão deve estar a questionar a sua continuidade na Formula 1, e se deverá cumprir o seu contrato com a Mercedes até ao final de 2012. "Ele não está mais a pilotar no mesmo nível que seu companheiro Nico Rosberg, isso é um fato. As estatísticas mostram que Nico está conseguindo tirar mais do carro do que o Michael. Eu não acho que deveríamos descartar Schumacher, isso não é possível porque ele é muito talentoso, mas ele deveria a começar a refletir sobre seu futuro", comentou.

E isso é verdade: das 23 corridas que ambos os pilotos fizeram juntos, Rosberg vence por maioria. 15 contra oito do heptacampeão do mundo. Rosberg já subiu ao pódio por três vezes, algo que Schumacher ainda não fez, sendo o seu melhor resultado um quarto lugar no GP da Coreia do Sul de 2010. Ainda faltará muito para o final da época, mas começa-se a questionar se esta será a sua última temporada na categoria máxima do automobilismo, ou então, se ele chegará até ao final da época num voltante de um Formula 1. Caso os piores receios aconteçam, então pode-se dizer que vai ser uma saída pela porta pequena...

Sem comentários: