segunda-feira, 16 de maio de 2011

The End: Samuel Wanjiru (1986-2011)

À medida que as horas passam, começam-se a esclarecer as circunstâncias da morte do campeão olímpico da maratona, o queniano Samuel Wanjiru. O atleta de 24 anos foi encontrado morto no pátio sua casa, depois de ter saltado da sua varanda. Inicialmente falou-se em suicídio, mas a realidade parecer mais complexa.

Segundo a policia queniana, Wanjiru estava em Nyahururu, 150 quilómetros de Nairobi, a capital do pais, quando foi descoberto pela sua mulher na cama com outra pessoa. Alegadamente, ela fechou a porta à chave com os dois lá dentro e Wanjiru tentou sair de lá pela janela quando se desequilibrou e caiu, provavelmente de uma altura de três metros. Sob estas circunstâncias, o "suicidio" que alguns jornais decidiram colocar na noticia pode ser, na realidade, uma queda acidental. É o que dá a pressa...

Contudo, não deixa de ser uma perda irreparável para o atletismo, pois estamos a falar do atual campeão da maratona, o mais novo de sempre a conseguir tal feito, em Pequim - tinha 21 anos quando o conseguiu - e foi o primeiro queniano a conseguir tal feito. Ainda por cima, conseguiu vencer algumas das mais importantes maratonas do mundo, como Londres, Boston e Chiacago, entre outras, e provavelmente era candidato às medalhas em Londres, no ano que vêm.

Era mais um dos imensos quenianos que puluam todos os anos na cena internacional do atletismo da longa distância, mas aos 15 anos decidiu ser profissional e correr no... Japão. Aos dezoito, em Setembro de 2005, bateu o recorde mundial da meia-maratona, em Roterdão, algo que surpreendeu o mundo do atletismo. Antes, tinha batido o recorde mundial junior dos 5000 e dez mil metros. Voltou a bater o recorde em 2007, em Ras Al Khaimah, fazendo um tempo de 58 minutos e 53 segundos, e ficou com ele até março do ano passado, quando o eritreu Zersenay Tadese o bateu em Lisboa.

Por essa altura, Wanjiru tinha já conseguido a sua medalha de outro nos Jogos Olimpicos, a Maratona de Londres de 2009 e a Maratona de Chicago em 2009 e 2010. O ano passado não foi bom para ele, pois tinha sido constantemente afetado pelas lesões, mas agora parecia encarar bem a época que se seguia, bem como os Jogos Olimpicos de Londres. Contudo, o Destino não parecia estar para aí virado, e se confirmar aquilo que escrevi no primeiro parágrafo, então pode-se dizer que foi a tentação da carne que deu cabo da sua vida...

Sem comentários: