domingo, 29 de maio de 2011

WRC 2011: Rali da Argentina (Dia 2)

O segundo dia do rali da Argentina acabou no inicio da noite, mas houve grandes novidades na frente, nomeadamente o abandono de Jari-Matti Latvala que ia a caminho da sua primeira vitória do ano, mas foi vitima na 13ª classificativa - que azar! - da quebra de um dos braços da suspensão, que o obrigou a abandonar a prova, cedendo a liderança para Sebastien Ogier. Apesar desta desistência, Latvala poderá marcar pontos neste rali, dado que regressará amanhã no modo Superrally, e para além dos pontos na estrada - está agora no oitavo posto - poderá também marcar pontos na classificativa especial, caso acabe num dos três primeiros lugares da classificação.

A desistência de Latvala foi o grande fato do dia, onde o piloto finlandês, que partia na liderança do rali, conseguiu durante todo o dia resistir aos ataques do Citroen oficial de Ogier e do oficioso de Petter Solberg, os seus mais diretos adversários, enquanto que Mikko Hirvonen e Sebastien Löeb partiam um pouco mais atrás, o francês recuperava de uma penalização de um minuto imposta pelo rali.

Ao longo do dia, Latvala conseguiu defender-se dos ataques de Ogier e Solberg, que disputavam entre si o segundo posto, com vantagem para o francês, mas por pouco, pois agora com a desistência de Latvala, a diferença para Solberg é agora de 21,1 segundos. Mikko Hrivonen é o terceiro, a 41 segundos de Ogier, mas acabou o dia a ser acossado por Sebastien Löeb, que tentou recuperar o tempo perdido e é agora quarto, mas mjuito perto do segundo lugar, apenas 54,3 segundos atrás do seu companheiro de equipa, mas a pouco mais de 33 segundos de Solberg.

Estes quatro pilotos poderão ter uma palavra a dizer na vitória e nos lugares do pódio, dado que o quinto lugar, ocupado agora por Mads Ostberg, está agora a uns distantes qutro minutos e 36 segundos. A pouco menos de um minuto de Ostberg está Frederico Villagra, no seu Ford da Munchi's, logo, Ostberg pode não ter a vida facilitada. Matthew Wilson é o sétimo, com Latvala em oitavo e o neozelandês Haydon Paddon o nono, e o melhor dos PWRC, na frente do sueco Patrick Flodin.

Para finalizar, dois pilotos de WRC: o americano Ken Block teve problemas de transmissão e teve de abandonar, embora volte amanhã no modelo Superrally. Quanto a Daniel Oliveira, despistou-se fortemente com o seu Mini Countryman WRC e danificou fortemente a sua frente, abandonando de vez o rali.

O rali da Argentina termina amanhã.

Sem comentários: