quinta-feira, 2 de junho de 2011

Recordando Bruce McLaren, no aniversário da sua morte



"Fazer algo bem vale tanto a pena que morrer fazendo ainda melhor, não pode ser loucura. Não consigo dizer isto muito bem, mas sei que isto é verdadeiro. Seria um desperdicio fazer coisas com as habilidades dos outros, mas para mim a vida é medida por realizações e não por anos."

Bruce McLaren, 1964.

No dia em que se comemora mais um aniversário da morte de Bruce McLaren, coloco aqui um vídeo que apareceu no ano passado, quando a equipa decidiu lembrar o seu fundador no 40º aniversário da sua morte. Tyler Alexander e Gordon Coppuck, dois dos sobreviventes da equipa inicial, davam as suas impressões sobre esses primeiros tempos, enquanto que olhavam para o modelo M8D da Can-Am, competição onde dominaram nos seus primeiros tempos, entre 1967 e 72. Um tempo em que a competição se chamava em termos não oficiais de "The Bruce & Denny Show", tal era o domínio dos carros guiados por Bruce McLaren e Dennis Hulme, os dois neozelandeses da marca.

Já escrevi bastante sobre Bruce e até que ponto é que admiro o seu trabalho e o seu legado. Era uma combinação rara de talento mecânico e um excelente piloto, que conseguiu construir do zero uma equipa vencedora e viveu tempo suficiente para ver a sua equipa no rol dos vencedores, como tinha acontecido anteriormente a Jack Brabham e a Dan Gurney, com o seu Eagle.

Se quiserem ver o que escrevi no ano passado, podem vir aqui. E se quiserem ver mais uma vez o tributo barulhento que a McLaren fez na sua sede em Woking, também podem ver aqui.

Sem comentários: