terça-feira, 21 de junho de 2011

A recuperação acelerada de Robert Kubica

Agora a Autosport anda a colocar no seu site uns "teasers" para nos despertarem a curiosidade sobe o que vem aí na edição de cada semana da revista portuguesa, mas isto nem estava nessas chamadas de atenção, logo, a minha surpresa é grande, por causa da extensão das suas lesões e o perigo delas. Segundo a revista portuguesa, Robert Kubica poderá se sentar ao volante de um carro no final do ano, porque aparentemente, a sua recuperação está tão acelerada que está duas semanas... adiantada. E parece que já conduz o seu carro.

Eis o que se escreve nesta semana na revista portuguesa, num artigo escrito, como habitualmente, por Luis Vasconcelos.

KUBICA REGRESSA ESTE ANO!

Robert Kubica está a preparar-se para regressar aos Grandes Prémios ainda este ano! A participação no GP do Brasil é o seu objetivo delcarado, mas poderá acontecer ainda mais cedo. A recuperação de Robert Kubica, quatro meses e meio depois do acidente que quase lhe custou a vida, continua a espantar os médicos italianos que estão a acompanhar o piloto polaco e agora já se fala abertamente de um seu regresso à competição antes do final da temporada.

Foi o seu manager, o italiano Daniele Morelli, que revelou na semana passada que "a ideia do Robert voltar a competir este ano, no GP do Brasil, não é um sonho, mas um plano realistico com base no trabalho de recuperação que tem vindo a ser feito"
A operação efetuada na terça-feira da semana passada (ler em separado) permitiu concluir que a sua mão direita está em condições de recuperar a sua funcionalidade total.

Como a fratura da perna direita já está consolidada, falta saber até que ponto o cotovelo direito vai recuperar a sua funcionalidade - mas neste caso restam fortes dúvidas que Kubica recobre a totalidade desta articulação - para saber quando é que o talentoso piloto polaco vai estar de regresso às pistas.

FOTOS MOSTRAM POUCO

Na semana passada foram publicadas algumas fotos e um video em que se via Kubica a sair das instalações da Formula Medecine, do Dr. Riccardo Cecarelli, em Viareggio, movimentando-se com alguma dificuldade enquanto entrava para o lugar do passageiro num carro conduzido pela sua namorada Edyta.

Segundo Morelli, "o video e as fotografias já tem algumas semanas, poruqe agora o Robet já se move sem a ajuda de muletas, porque a perna direita está quase totalmente recuperada, e já não tem qualquer proteção na mão direita". Questionado sobre a eventualidade de Kubica já conduzir, pelo menos, o seu carro de estrada, o italiano limitou-se a dizer que "os médicos zangam-se comigo quando falo destas coisas..." deixando no ar a ideia de que isso já é uma realidade.


Foi também revelado que a recuperação de Kubica está duas semanas avançada em relação ao plano estabelecido pelos médicos depois da sua última intrevenção mais aprofundada a que tinha sido sujeito e, como o polaco continua a surpreender tudo e todos pela rapidez da sua evolução, não é de descartar a possibilidade de estar pronto para regressar às pistas ainda antes do GP do Brasil.

Resta saber se a Renault vai requerer uma dispensa especial para que Kubica possa efetuar um ou dois dias de testes com um R31 antes de regressar à competição, pois seria exigir muito do polaco que entrasse nos Grandes Prémios sem, pelo menos, testar durante um par de dias. É evidente que, como fez Michael Schumacher quando esteve a um passo de substituir Felipe Massa na Ferrari há dois anos, Kubica poderá testar quando e como quiser com um chassis de 2009, mas antes de se chegar a esse ponto o polaco terá de recuperar o máximo da mobilicade possivel no seu braço direito, naquela que é a derradeira incógnita à volta da sua total reabilitação.

Como é sua caracteristica, Robert Kubica está a deixar espantados todos os que trabalham com ele nesta fase muito complicada da sua vida, demonstrando, como o seu amigo Alessandro Zanardi fez em circunstâncias ainda mais dramáticas, que com uma forte capacidade mental em um caráter de ferro não existem missões impossiveis.


--- XXX ---

OPERAÇÃO BEM SUCEDIDA

Robert Kubica foi sujeito a uma derradeira intrevenção à sua mão direita no inicio da semana passada, com os médicos a ficarem muito satisfeitos com os resultados desta operação. Segundo fontes próximas do piloto, tudo indica que poderá recuperar a total funcionalidade do pulso, mão e dedos afetados pelo acidente, estando já em trabalho de reabilitação. Se os movimentos continuam a ser mais fluidos, Kubica já trabalha na rapidez da reação dos seus dedos, um elemento fundamental para poder operar com rapidez e precisão os muitos botões que existem atualmente no volante dos F1.

Fica, agora, a faltar a derradeira e decisiva operação ao cotovelo direito, que tem estado imobilizado para consolidação das fraturas sofridas. Este deverá decorrer no próximo mês de julho, para um par de semanas depois da sua efetivação poder ser definido um plano definitivo de recuperação do piloto polaco. Agosto será um mês de trabalho intenso para Kubica, mas como a motivação é muito forte, todo o otimismo é permitido.

NO MERCADO PARA 2012

Apesar de estar sob contrato com a equipa Renault F1, Robert Kubica está livre no mercado para 2012. Caso esteja mesmo capaz de voltar a pilotar este ano, a Renault tem a obrigação de lhe entregar um dos seus monolugares - e segundo fontes da equipa, o contrato de Nick Heidfeld só é válido enquanto o polaco estiver impossibilitado de correr - mas não é garantido que as duas partes queiram trabalhar em conjunto no próximo ano.


Se o relacionamento de Kubica com Eric Boullier continua a ser bastante bom, já a postura de Gerard Lopez em relação ao piloto polaco desagradou-lhe bastante e entre os dois deixou de haver comunicação - não que antes fosse frequente... - o que não augura nada de bom para o futuro desta colaboração.


É claro que nenhuma equipa vai arriscar-se a contratar Kubica para 2012 sem o ver em ação este ano, até porque a limitação de testes impde que este rode de forma intensa antes do inicio da próxima temporada, mas nem por isso deixa de haver muitos interessados no seu estado de saúde, pois rareiam pilotos com o seu talento e já se viu que o polaco acrescenta bastante às equipas com que trabalha.

Sem comentários: