sábado, 23 de julho de 2011

Extra-Campeonato: Batmobile na vida real



Há quem veja um filme quando és criança e ficas marcado para o resto da vida. Certamente deve ter sido o que aconteceu a Casey Putsch, um americano que decidiu fazer uma réplica do Batmobile. Não o original, de 1966, mas o realizado pelo Tim Burton, em 1989, com o Michael Keaton como Batman e o Jack Nicholson como o Joker/Coringa.

Putsch, que agora é um designer no estado do Ohio, resolveu construir em cinco meses uma replica andável do carro, mas o mais "original" possivel: com um motor a jato e uma turbina. Resultado final: dos 0 aos 100 em 3,7 segundos e velocidades na ordem dos 300 km/hora. A turbina vem de um motor de helicóptero construido pela Boeing, logo, a gasolina é o querosene usado pela aviação. Só que o seu consumo não é lá muito bom: 16 quilómetros por galão (3,7 litros). Bem calculado, diria que anda pouco mais de 22 litros aos cem quilómetros... numa era onde a gasolina já vale ouro, espera-se que Putsch tenha uma carteira bem funda para abastecer o animal.

Mas se é um mostro a beber, em termo de elegância, já ganhou prémios. Aparesentado ao público no mês passado, já ganhou três prémios no "Ohio Concours D'Elegance". Ao menos o trabalho já começa a compensar...

Entretanto, esta noticia surge na mesma altura em que se sabe que Gordon Murray, o homem que desenhou inumeros carros de Formula 1, entre os quais o Brabham BT44 (1974), o Brabham BT49 (1979) e McLaren MP4/4 (1988), e depois o McLaren F1 e o agora pequenissimo T125, desenhou o novo carro do Batman, que será revelado no ano que vêm quando Christopher Nolan rodar a sequela, de seu nome "The Dark Knight Rises".

Sem comentários: