sexta-feira, 8 de julho de 2011

Formula 1 2011 - Ronda 9, Grã-Bretanha (Treinos)

Foram sessões à chuva, mas Mark Webber e Felipe Massa lá deram uns ares da sua graça em Silverstone de cara cada vez mais lavada. Tanto que a partir deste ano, a partida será noutro local, em vez de ser entre as miticas curvas Woodcote e Copse. Sinais dos tempos... parece que Monza tem mais tradição do que este circuito.

As primeiras duas sessões de treinos do GP da Grã-Bretanha - que eu saiba, a Escócia ainda não é independente - colocaram no topo da tabela de tempos Ferrari e Red Bull. Mas não foram os pilotos principais, foram sim os secundários: Mark Webber na primeira sessão, Felipe Massa, "in extremis", na segunda sessão.

E no lado da Red Bull, como muitos vaticinaram ao longo das semanas, a história da FIA de clarificar as regras sobre o posicionamento os gases de escape não deu em nada. Webber, nesta primeira sessão, bateu os veteranos Michael Schumacher, no seu Mercedes, e Rubens Barrichello, no seu Williams. No quarto lugar ficou um surpreendente Sergio Perez, no seu Sauber. Fernando Alonso foi apenas o sétimo na tabela, na frente do McLaren de Lewis Hamilton. Sebastien Vettel foi apenas o 13º na sessão.

A segunda sessão, disputada à chuva, mas com o asfalto a secar progressivamente à medida que a sessão se aproximava do fim, Felipe Massa conseguiu o melhor tempo "in extremis", conseguindo bater o Mercedes de Nico Rosberg e o Sauber de Kamui Kobayashi, este a quase um segundo e meio de Massa. Para quem teve um forte embate na primeira sessão, há que tirar o chapéu aos mecânicos da Sauber por terem feito uma reparação exemplar ao seu carro. Depois, no quarto e quinto lugar, vieram os McLaren de Lewis Hamilton e Jenson Button, enquanto que os Red Bull muito discretos, com Mark Webber a ser 14º e Sebastian Vettel 18º. E entre eles estava Fernando Alonso, meramente 15º classificado nesta segunda sessão livre.

Em relação às equipas novas, a unica performance de encher o olho foi o 13º tempo de Heiki Kovalainen, à frente de Mark Webber, Sebastian Vettel e Fernando Alonso, mas havia uma curiosidade sobre as primeiras voltas de Daniel Ricciardo no seu Hispania. E se na primeira sessão ficou na última posição, com diferenças a roçar os dois segundos para Vitantonio Liuzzi, na segunda sessão de treinos, bateu Liuzzi por mais de um segundo. É volátil, mas é um bom cartão de visita.

Amanhã é dia de qualificação, mas creio que o destino será o mesmo. Se assim for, será que a outra mítica pista deste calendário assitirá a consagração de Sebastian Vettel? Teria o seu quê de piada, confesso...

Sem comentários: