sábado, 9 de julho de 2011

Formula 1 2011 - Ronda 9, Grã-Bretanha (Qualificação)

A corrida britânica começou neste sábado á tarde como acabou ontem: a chover. Com as polémicas de bastidores devido às tentativas da FIA de controlar o dominio da Red Bull no terceiro treino livre - só falta o Charlie Whitting excluir os carros das corridas por "excesso de pontos"... - mas não impediu que Sebastian Vettel fosse o melhor nesse treino. Apesar da FIA andar a ver os escapes das equipas e permitir a ultrapassagem de certos limites por parte da Renault, Red Bull e McLaren, a polémica não andou longe nas boxes de Silverstone.

Com a pista sempre entre o molhado e o húmido, os treinos começaram com Webber a ser melhor na Q1 e os Toro Rosso fora da Q2, e a pequena surpresa foi a entrada do Lotus de Heiki Kovalainen nessa Q2. E quando a chuva deixou de cair e a pista e a pista ficou humida, os tempos caem e alguns resultados interessantes começavam a aparecer. Com o final da Q2, os Ferrari davam um ar da sua graça, com Felipe Massa a fazer o seu melhor tempo, com Webber logo atrás. E algumas surpresas na entrada da Q3, com os Force India de Paul di Resta, o Sauber da Kamui Kobayashi e o Williams de Pastor Maldonado.

E entre os perdedores, estava a Renault, com o 14ª lugar de Vitaly Petrov e o 16º posto de nick Heidfeld. Heiki Kovalainen, no seu Lotus, foi o 17º. Não muito longe estava Michael Schumacher, o 13º, e Rubens Barrichello, 15º no seu Williams-Cosworth.

E com o inicio da Q3, logo, os dez minutos finais, havia aquela expectativa de saber se os Red Bull iriam fazer a mesma coisa ou então haveria alguma novidade estrambólica nesta temporada. E as ilusões de algo diferente cairam logo em terra quando os Red Bull, logo na primeira passagem pela pista, conseguiram os dois melhores tempos. E para piorar as coisas, parecia que a chuva estava de volta. Assim sendo, a grande diferença das corridas anteriores é que Mark Webber é o "poleman", que consegue a sua segunda pole-position do ano, com Sebastian Vettel no segundo lugar. E os Ferrari na segunda linha, com Alonso muito perto - apenas 117 centésimos - a conseguir bater Massa, enquanto que Paul Di Resta consegue um bom sexto tempo, na frente do Williams-Cosworth de Pastor Maldonado. E a fechar o "top ten" ficava Lewis Hamilton, provavelmente o grande derrotado desta qualificação.

Amanhã é dia de corrida. Com o tempo instável na Grã-Bretanha, provavelmente poderá ser imprevisivel. No mínimo...

Sem comentários: