quinta-feira, 21 de julho de 2011

Nurburgring Norschleife é intimidante

Nordschleife. Só o nome, dito numa impronunciável e intimidante pronuncia alemã pode impor respeito a qualquer um. O Inferno Verde, como um dia chamou Jackie Stewart ao circuito, é ao mesmo tempo desafiador e... acessível. Sim, quem for ao circuito construido em 1927 à volta do castelo de Nurburg e gastar à volta de 30 euros, tem o direito a andar por ali durante três voltas.

Os muitos "pilotos de Playstation" lá vão nos seus Subarus Impreza, BMW M3, Golfs GTI's e Toyotas Supras - para não falar dos Porsches e Ferraris - para o seu "derradeiro" teste de masculinidade, mas muitas das vezes falham redondamente e voltam para casa com os cacos do para-choques arrancado e o orgulho ferido, quando não é pior...

Contudo, esta semana aconteceram dois casos ligados a pilotos de Formula 1. E não foram uns quaisquer: falamos de Adrian Sutil e Kamui Kobayashi, pilotos respectivamente da Force India e Sauber.

No primeiro caso, que aconteceu na segunda-feira, Sutil foi correr no Nordschleife num Gumpert Apollo, um supercarro, de cor preta mate. Aparentemente, não andou muito: sofreu um despiste que causou estragos no carro e ele regressou a pé, algo envergonhado por não ter respeitado o Inferno Verde. Ou então não tinha unhas para aquele carro...

No segundo caso, contado hoje pelo jornalista Jonathan Noble, Kobayashi decidiu levar a sua namorada a passear pelo Nordschleife. Só que se a intenção era guiar como no fim de semana, a sua namorada não deixou. Deu um grito tão grande que andou a fazer o resto dos 23 quilómetros... a 60 km/hora. Pois. Mesmo 35 anos depois da última vez que os carros de Formula 1 se atreveram a guiar naquela pista, ainda há pilotos que não respeitam o circuito.

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