sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Formula 1 2011 - Ronda 12, Belgica (Treinos)


Chove chuva sem parar. É o típico tempo de Spa-Francochamps por esta altura, e este final de semana não é excepção pelas bandas das Ardenas. Foi neste tempo instável, com a pista ora seca, ora molhada, que a Formula 1 fez as suas duas sessões de tempos livres para o GP da Bélgica. E se no segundo treino livre, Mark Webber dem um ar da sua graça - na véspera do seu 35º aniversário - antes, no primeiro treino, Michael Schumacher aproveitou bem o mau tempo e ficou no topo da tabela de tempos.

O fato dos dois pilotos da Mercedes terem ficado no topo da tabela explica-se pelo fato da chuva ter caído nos primeiros minutos e eles terem saído para a pista mal o semáforo ter caído para o verde. Só para ficarem com uma ideia, o terceiro classificado nessa sessão, o McLaren de Jenson Button, ficou a uns meros... oito segundos de Nico Rosberg, o segundo classificado.

E nessa sessão, complicado era ficar na pista sem perder o controlo, dada a intensidade da chuva. Um exemplo foi Bruno Senna, que foi apanhado pelas condições da pista e acabou por bater com alguma violência de traseira na esquerda a seguir à direita de Rivage, danificando a secção traseira do seu monolugar e terminando o ensaio em 23º lugar, curiosamente apenas uma posição atrás de Vitaly Petrov.

A segunda sessão de treinos não foi muito diferente. No inicio, os pilotos aproveitaram o fato da pista estar a secar para marcar os seus tempos. Fernando Alonso foi o primeiro a montar pneus para seco e logo marcou o seu melhor tempo: 1.50,461 segundos. Mas pouco depois, Mark Webber tirou 140 centésimos ao asturiano da Ferrari e vai para o topo da tabela tempos. E foi mesmo a tempo, porque pouco depois, novo aguaceiro molhava a pista.

Assim, depois de Webber e Alonso, ficaram os McLaren de Jenson Button e Lewis Hamilton, e o Ferrari de Felipe Massa, este último a 897 centésimos de Webber. Sebastian Vettel, o líder do campeonato, acabou a sessão na décima posição, atrás do Mercedes de Nico Rosberg, do Sauber de Sergio Perez e dos Force India de Nico Hulkenberg e Paul di Resta.

A meio da tabela, Bruno Senna melhorou um pouco as suas prestações, e desta vez conseguiu ficar muito longe de Vitaly Petrov, que não conseguiu treinar com o seu Renault em piso seco. O sobrinho de Ayrton Senna (ou Primeiro-Sobrinho, como dizem alguns) ficou com o 17º tempo, logo atrás do Williams de Rubens Barrichello e à frente do melhor Lotus, o de Jarno Trulli.

Com a chuva a baralhar as contas, resta esperar pela qualificação para saber como as coisas ficarão. E num cenário instável como é o de Spa-Francochamps, tudo é possivel...

Sem comentários: