segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Noticias: Dinamarquês Bakkerud sofre acidente mortal em Londres

O dinamarquês Christian Bakkerud, que teve passagens pela GP2 e DTM, morreu ontem nos arreedores de Londres vítima de um acidente rodoviário no dia anterior. Tinha 27 anos. Segundo a policia local, o piloto sofrera este sábado à noite um acidente na zona de Wimbledon, sofrendo traumatismo muito grave ao nível creaneo-encefálico e que nunca tinha ganho a consciência desde então.

Bakkerud não estava a correr nesta temporada, depois de no ano passado ter feito uma passagem pela Le Mans Series, onde correu nas 24 horas de Le Mans, a bordo de um Audi R10 da Kolles, ao lado do britânico Oliver Jarvis e do holandês Christijan Albers. O carro não terminou a corrida.

A carreira de Bakkerud nos monolugares começou em 2002 na Formula BMW alemã, para depois participar na versão britânica em 2004. No ano seguinte, começa a correr na Formula 3 britânica, onde acabou a temporada na sétima posição, e em 2006, acaba a temporada no sexto lugar, com uma vitória na competição. Tem passagens pela Masters de Formula 3, em Zandvoort e no Grande Prémio de Macau nessa temporada.

Em 2007 vai para a GP2, correndo na David Price Racing (DPR) onde começa a ter problemas fisicos derivados de nernos presos nas suas costas, que o obrigam a falhar algumas provas nessa temporada. Não conseguiu quaisquer pontos nesse ano, mas em 2008 resolveu iniciar uma segunda temporada, na SuperNova, ao lado do português Alvaro Parente.

Depois de fazer a GP2 Asia Series pela SuperNova, sem qualquer resultado relevante, iria fazer a Main Series na mesma equipa. Contudo, enquanto que o piloto português vencia no seu primeiro final de semana, em Barcelona, Bakkerud sofria um acidente com Ben Hanley, que o debilitava fisicamente e o impedia de participar no resto da temporada, sendo substituido pelo espanhol Andy Soucek. Voltou na corrida monegasca, mas Bakkerud sofre um acidente com o japonês Kamui Kobayashi na Sprint Race, voltando a magoar-se e abandonando a GP2 de vez.

Em 2009, vai para o DTM, onde correrá a bordo de um Audi da Futurecom, com dois anos de idade. Apesar de acabar em quase todas as corridas, excepto em Lausitzring, onde foi desclassificado, não consegue mais do que um 12º lugar na última corrida do ano, em Hockenheim.

Sem comentários: