domingo, 2 de outubro de 2011

As corridas do passado: Estados Unidos 1966

"Quase um mês depois da inédita vitória de Ludovico Scarfiotti em Monza, a Formula 1 atravessava o Atlântico, mais concretamente para correr no circuito de Watkins Glen, aogra o habitual palco do Grande Prémio dos Estados Unidos, e se tinha tornado na corrida mais lucrativa do campeonato, com um belo troféu e quase 20 mil dólares em dinheiro para o vencedor. Com o campeonato já decidido a favor de Jack Brabham, agora restava saber se a Brabham também iria ficar com o título de Construtores, com a Ferrari, BRM e a Cooper a espreitar tal título. (...)

(...) No dia da corrida, 75 mil espectadores, nos quais se incluiam alguns famosos como o elenco do filme "Grand Prix" e o seu diretor, John Frankenheimer, preparavam-se para ver a corrida, e esta começa com Bandini a partir melhor e a chegar-se à frente da corrida, enquanto que Ginther dá um pulo e passa de oitavo para terceiro no final da primeira volta, enquanto que Jim Clark ficaria entre estes dois pilotos. Com as voltas a passar, Clark pressionava Bandini para que este cometesse um erro e apossar-se da liderança, enquanto que Ginther era passado, primeiro por Brabham, depois por Surtees, na batalha pelo terceiro posto.

O australiano estava com um grande ritmo e em poucas voltas passou Clark e na volta dez passa Bandini e é o lider da corrida, afastando-se pouco depois. Atrás, Surtees e Bandini lutavam pelo segundo posto, com Clark atrás, quando na volta 16, chegavam à curva 90 graus e o britânico da Cooper dá de caras com Peter Arrundell, o segundo piloto da Lotus, que ia ser dobrado. Surtees desentende-se com Arrundell e tocam-se nos Esses. Ambos colocaram os seus carros em marcha e quando chegaram às boxes, Surtees, irado, sai do carro para pedir satisfações a Arrundell, impedido apenas pelos mecânicos da Lotus. Perdendo tempo para reparar os estragos, regressou à pista na 13ª posição, a quase três voltas dos primeiros. A partir dali, iria encetar uma recuperação tão imprevisível como espantosa. (...)"

Com o título de pilotos já decidido, o primeiro campeonato do mundo de Formula 1 com motores de 3 litros estava prestes a chegar ao fim, e com um Grande Prémio dos Estados Unidos que a partir daquele ano se tinha tornado na corrida mais lucrativa do ano, dando prémios de 20 mil dólares para o vencedor.

Numa corrida onde houve um duelo entre Jack Brabham, Jim Clark e Lorenzo Bandini, o piloto da Lotus deu um pontapé no azar que estava a ter naquele ano, que sofria com o mau motor da BRM e venceu pela primeira vez naquela temporada e levava para casa os 20 mil dólares de prémio.

E outro destaque da corrida foi quando John Surtees se desentendeu com um piloto atrasado e perdeu tempo nas boxes para reparar os estragos. Zangado, faz uma "corrida de raiva" e conseguiu desdobrar-se duas voltas para terminar na terceira posição final, batendo várias vezes a volta mais rápida. Tudo isso e muito mais se pode ler hoje no Pódium GP.

Sem comentários: