domingo, 30 de outubro de 2011

Formula 1 2011 - Ronda 17, India (Corrida)

A primeira corrida de sempre na India acabou de modo previsivel: uma "vettelândia". Sebastian Vettel tinha feito ontem a pole-position, e hoje venceu a corrida, pela 11ª vez nesta temporada. E os que acompanham no pódio também parecem ser previsiveis, pois o McLaren de Jenson Button e o Ferrari de Fernando Alonso. E até Lewis Hamilton e Felipe Massa estão a ser previsiveis: na volta 25, Hamilton ficou sem espaço e bateu no carro do piloto brasileiro, com o britânico a ser penalizado e o brasileiro a desistir.

Mas a corrida começou minutos antes, quando os pilotos e responsáveis de equipa, incluindo Bernie Ecclestone, foram ao meio da pista para um minuto de silêncio em tributo ao britânico Dan Wheldon e o italiano Marco Simoncelli, mortos nas duas últimas semanas em outras pistas, noutras categorias.

E quando as luzes se apagaram... Sebastian Vettel foi para a frente e ficou-se por lá até à bandeira de xadrez. Jenson Button lá tentou apanhá-lo, mas não conseguiu aproximar-se o suficiente para o apanhar. E o seu ritmo foi o suficiente para ele próprio... não ser incomodado pela concorrência. Em suma, a India assistiu a três corridas: a do campeão, a do provavel vice-campeão e a do resto do pelotão.

O primeiro dos duelos foi entre Mark Webber e Fernando Alonso, onde ambos se degladiaram pelo lugar mais baixo do pódio, com o piloto das Asturias a ser melhor graças às estratégias nas boxes, onde conseguiu superar o piloto australiano para a medalha de bronze. Webber, mais uma vez, se viu batido e a classificação final dos quatro primeiros se verifica que vai ser a classificação no final do ano...

Mas se a corrida foi chata nos lugares da frente, o grande momento foi, pela terceira vez este ano, a colisão entre Lewis Hamilton e Felipe Massa. Na volta 25 e à entrada da Curva 5, o piloto britânico desafiou o Ferrari do piloto brasieliro e na curva, ambos bateram com aparato. Hamilton seguiu a foi às boxes para substituir a frente do seu carro, o mesmo acontecido a Felipe Massa. Os comissários decidiram penalizar o brasileiro por ter "fechado a porta", e ele lá foi cumprir a penalização. Mas na volta 33 quebrou a sua suspensão dianteira esquerda quando passou por uma das altas chicanes do circuito de Buddh, entrando em despiste.

Quanto aos dois, estão-se a transformar num caso clinico, do qual até um "petrolhead" mediático como o Rowan Atkinson, já começa a fazer as suas caracteristicas caretas... mas isso foi provavelmente o unico momento de emoção desse Grande Prémio.

No final disto tudo, Lewis Hamilton acabou em sétimo lugar, dois lugares mais abaixo do Mercedes de Michael Schumacher, que parece estar a regressar aos bons momentos, porque bateu de novo o seu companheiro de equipa, Nico Rosberg, e ajudando a consolidar o quarto lugar no campeonato de Construtores. Em oitavo ficou o Toro Rosso de Jaime Alguersuari, que poderia ter sido melhor se na volta 25, o motor Ferrari de Sebastien Buemi não tivesse explodido.

E para fechar o "top ten" estiveram o Force India de Adrian Sutil e o Sauber de Sergio Perez, que teve de aguentar nas voltas finais os ataques dos Renault de Vitaly Petrov e Bruno Senna. O piloto brasileiro poderia até voltado a pontuar, pois era o nono classificado a três voltas do fim, mas foi às boxes e perdeu tempo.

E assim foi o GP da India, a primeira incursão da Formula 1 no subcontinente. A corrida pode não ter sido o melhor espectáculo do mundo, mas parece que mostrou o seu cartão de visita para o resto do mundo...

Sem comentários: