segunda-feira, 31 de outubro de 2011

A história dos incidentes entre Hamilton e Massa, contada pelo jornal i

Os incidentes entre Felipe Massa e Lewis Hamilton, nesta temporada, já se contabilizam em três nas últimas quatro corridas de 2011, e parece ser um espectáculo à parte dentro dos grandes Prémios. Mas claro, esta não está a ser a primeira temporada em que os dois pilotos - que ambos passam por más fases, superados pelos seus companheiros de equipa - entram em brigas. Na temporada de 2008 houve um famoso incidente no GP do Japão, em Fuji, onde ambos tocaram entre si, causando a penalização do piloto brasileiro.

E é sobre essa contabilidade entre os dois pilotos que o jornal i escreve na sua edição de hoje.

HAMILTON E MASSA. EMBRULHADOS DESDE 2007

Por Rui Catalão, publicado em 31 Out 2011

É a quarta vez esta temporada que a dupla tem problemas em pista

Há vidas destinadas a cruzar-se, figuras que por mais que evitem acabam por chocar. Ayrton Senna e Alain Prost eram assim. Entre eles decidiram títulos, travaram batalhas que acabaram com ultrapassagens e acidentes, críticas e acusações. Ainda hoje é a rivalidade mais mítica da Fórmula 1. Por muitos anos que passem, pilotos que apareçam, o brasileiro e o francês continuarão no topo da história.

Lewis Hamilton e Felipe Massa não estão sequer perto de os alcançar. Entre eles há apenas um título, contra os sete de Senna e Prost. Mas ao longo dos últimos aos têm acumulado uma série de episódios conflituosos. No Grande Prémio daÍndia, este domingo, viveram mais um. Foi o sexto incidente entre a dupla, o quarto em 2011.

Hamilton aproximava-se cada vez mais de Massa. À entrada para a curva cinco, o britânico tentou ultrapassá-lo por dentro. Mas o homem da Ferrari travou mais tarde e fechou a porta do McLaren. O choque foi inevitável. Massa recebeu uma penalização – passagem pelas boxes – e logo a seguir partiu uma braço da suspensão do carro ao forçar demasiado a passagem por cima de um corrector. Fim da corrida para o brasileiro. Hamilton aguentou e ainda acabou a corrida no sétimo lugar.

Quem os viu outra vez pegados talvez nem imagine que, antes da corrida, Hamilton e Massa até tiveram um momento de comunhão. Foi durante o minuto de silêncio em homenagem de Dan Wheldon (IndyCar) e Marco Simoncelli (MotoGP). “Eu estava ao lado do Felipe. Ele não me dizia nada há muito tempo, mas fiz o esforço, pus o meu braço à volta dele e desejei boa sorte para a corrida”, contou o inglês. Massa desvalorizou o gesto e depois da quarta colisão da época já decidiu: a partir de agora nada mais faz para melhorar a ligação com o rival.

DO INÍCIO AO TÍTULO

Hamilton e Massa conhecem-se em pista desde 2007, o primeiro ano de Lewis na Fórmula 1. À segunda corrida dessa época, na Malásia, deu-se o primeiro confronto – que acabou com Massa a sair de pista, depois de uma ultrapassagem falhada.

No ano seguinte o ambiente começou a aquecer. No Japão, bastaram duas voltas para haver confusão. Massa deixou Hamilton passar, depois de uma travagem tardia, mas bateu-lhe ao recuperar a trajectória. O britânico fez um pião, teve de parar e caiu para 18.º. Massa foi punido com uma passagem pelas boxes.

Ao longo da época, a dupla foi dominando o Mundial de pilotos. Echegou ao último grande prémio, no Brasil, com o título por definir. Massa estava a sete pontos do primeiro lugar. Forçou o mais que conseguiu e ganhou a corrida. Com Hamilton em sexto na última volta, o brasileiro podia festejar o primeiro título da sua carreira. Assim o fez. Na boxe da Ferrari já se gritava e esbracejava. Mas Hamilton ainda ultrapassou Timo Glock e tornou-se o campeão mais jovem de sempre – até aparecer Sebastian Vettel.

UM 2011 A FERVER

O brilho do Mónaco não iluminou a cabeça de Lewis Hamilton. Numa das corridas mais desastradas de que há memória, o piloto da McLaren esteve envolvido em quatro acidentes. Os dois primeiros foram com Massa – um toque na curva do Grand Hotel e um encosto no túnel, que acabou com a corrida do brasileiro.

Em Singapura voltou a haver molho, com Hamilton a furar um pneu traseiro de Massa – na qualificação já se tinham pegado, depois de uma manobra agressiva do inglês na volta de saída da boxe. Insatisfeito, o brasileiro interrompeu uma entrevista de Hamilton com uma pancada no ombro e um sarcástico: “Bom trabalho, mano.

Há três semanas, no Japão, a rivalidade conheceu o penúltimo episódio até ao momento. Massa apareceu por fora na aproximação à chicane, Hamilton manteve a trajectória como se não estivesse lá ninguém. E, pronto, mais um choque. Hamilton acabou em quinto, Massa em sétimo. A Índia completa o ramalhete de confusões, mas ainda faltam duas corridas. Ficará por aqui?

Sem comentários: