sábado, 22 de outubro de 2011

WRC 2011 - Rali da Catalunha (Dia 2)

Depois de um primeiro dia em terra, os pilotos de rali passaram por fim para o asfalto, onde se assitiu a um duelo à distância entre Sebastien Löeb e Jari-Matti Latvala. Com as vitórias na classificativas a serem repartidas entre os dois, no final, ambos estão separados por 27,6 segundos.

E quando terminou a última classificativa do dia, Löeb aproveitou para tecer rasgados elogios ao piloto do carro numero 4: "Ele está a andar mesmo muito depressa. Está a ser surpreendente, mas tenho confiança no meu carro e não estou a sentir qualquer problema. Temos de forçar porque o Latvala está a forçar", referiu.

Para o homem da Ford, a satisfação era evidente: "Tem sido o melhor dia da minha carreira em asfalto. Não tenho conseguido ganhar muito tempo ao Loeb, mas ainda assim tenho de estar satisfeito. Posso colocar mais alguma pressão amanhã", explicou. Apesar de ainda faltarem seis classificativas para o final, Latvala estará provavelmente a pensar que aquele furo de ontem não teria dado jeito nenhum para ele...

Mikko Hirvonen é o terceiro, mas não tem conseguido acompanhar os ritmos, quer de Löeb, quer de Latvala. Aliás, o finlandês até tem rodado de forma relativamente isolada, já que o quarto classificado, o Mini de Dani Sordo. Já Sebastien Ogier é o quinto e já não pensa tanto no pódio, depois de sofrer um furo pela manhã, atrasando-se e sendo passado pelos Mini. Ogier conseguiu passar Chris Meeke, mas não tem tido muitas hipóteses de apanhar o piloto catalão.

Nos restantes lugares pontuáveis estão Mads Ostberg, no seu Stobart-Ford, na frente do seu companheiro de equipa Henning Solberg, enquanto que o citroen do jovem russo Evgeny Novikov é o nono. Matthew Wilson, no terceiro Stobart-Ford, encerra o lote dos dez melhores.

Quanto aos pilotos portugueses, Armindo Araujo tem estado a recuperar posições durante o dia de hoje. Chegando a andar na 19ª posição da geral no inicio do dia, tem feito tempos entre o nono e o décimo posto, já subiu até ao 15º posto, não muito longe dos três primeiros classificados do SWRC, o finlandês Juho Hanninen, o checo Martin Prokop e o qatari Nasser Al-Attyah.

Já o madeirense Bernardo Sousa, por seu lado, teve uma tarde bastante problemática que culminou no seu abandono. O piloto do Ford Fiesta ainda terminou a décima especial, mas não chegou a iniciar a seguinte devido a problemas de motor no seu carro. Não era a primeira vez que Bernardo teve problemas neste rali, pois ontem o seu alternador avariou-se quando ia a caminho do Parque de Assistência.

O rali da Catalunha termina amanhã.

Sem comentários: