sábado, 1 de outubro de 2011

WRC 2011 - Rali de França (Dia 2)


A tarde de hoje do Rali de França assistiu-se a uma luta pela liderança entre Sebastien Ogier e Dani Sordo, com o piloto francês a conseguir abrir alguma distância sobre os adversários, mas não o suficiente para cantar vitória. Ogier acabou o dia com uma vantagem de nove segundos sobre o espanhol da Mini, mas a diferença entre ambos significa que nada está decidido e até ao Power Stage, tudo é possivel.

Apesar de estar na frente e estar confiante de que amanhã as coisas lhe correrão bem, Ogier reconhece que não chega para descansar: "Ainda não é uma vantagem confortável. Amanhã vamos ter de pilotar muito bem. Se estiver nevoeiro como tem estado pela manhã poderá ser uma vantagem para mim", referiu Ogier à World Rally Radio.

Em contraste, Dani Sordo ainda não atira a toalha ao chão, mesmo sabendo das dificuldades que tem pela frente: "Estamos bastante perto. Amanhã vai ser muito difícil, em especial na manhã se houver gravilha na estrada. Hoje forçámos, mas se calhar não foi o suficiente", explicou o espanhol, que de manhã afirmou estar em França "para vencer". Petter Solberg é o terceiro, mas já está relativamente longe, a 51,9 segundos do comando.

Já no lado da Ford, já distantes da vitória, e até do pódio, os pontos a amealhar tornaram-se importantes, pois estão numa situação onde não apanham ninguém, nem poderão ser apanhados pelos que vão atrás de si. E isso poderá fazer com que Malcom Wilson, o patrão da Ford, possa usar as ordens de equipa para colocar Mikko Hirvonen no quarto posto e assim diminuir a vantagem para Sebastien Löeb, que não irá pontuar neste rali. "Com o Jari-Matti [Latvala] a não ter quaisquer hipóteses de lutar pelo título, faz sentido que possamos dar ao Mikko [Hirvonen] a oportunidade de vencer o título. Parece que vai ser um final de temporada emocionante." referiu.

Caso faça isso e vença o Power Stage de amanhã, Hirvonen poderá igualar Löeb na classificação geral, a duas provas do final do campeonato.

Quanto a Armindo Araujo, as suas prestações neste dia continuam a ser consistentes e já mereceram elogios de David Richards, o patrão da Prodrive. O piloto de Santo Tirso está envolvido numa batalha pelo sexto lugar entre ele, o holandês Dennis Kuipers e o norueguês Henning Solberg, os dois últimos com carros Ford. O piloto português está a conseguir fechar a diferença para Kuipers, enquanto que tenta afastar, lentamente, do mais velho dos Solberg.

Já mais distantes deste grupo estão o norueguês Mads Ostberg, no Stobart-Ford, e o francês Pierre Campana, que fecha o "top ten" e está a ser assediado pelo Ford de Ken Block, com ambos os pilotos a estarem separados por cerca de cinco segundos.

Nos SWRC, o estónio Ott Tanak mantêm a liderança, abrando uma vantagem superior a dois minutos sobre o norueguês Eyvind Brynildsen. Bernardo Sousa mantém igualmente a quarta posição desta competição, depois de um dia bem mais competitivo do que ontem, mostrando que poderia estar no pódio da categoria, caso não tivesse perdido tempo por duas vezes, devido a despistes.

O rali de França volta à estrada amanhã, para as cinco classificativas finais.

Sem comentários: