sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Formula 1 2011 - Ronda 18, Abu Dhabi (Treinos)

Abu Dhabi. Uma bolha de Formula 1 no meio do deserto acolhe este final de semana o seu Grande Prémio, a penúltima prova de uma temporada já mais do que decidida, num "anno dominus" da Red Bull e de Sebastian Vettel, que mereceram vencer ambos os títulos. Mas isso não impede que as outras equipas tentem ganhar, ou mostrem-se nestas sextas-feiras de treinos livres, como acontece agora. E digo isto porque a McLaren monopolizou o topo da tabela de tempos, com Jenson Button a fazê-lo de manhã e Lewis Hamilton, à tarde.

Na primeira sessão, Button conseguiu a sua melhor volta em 1.40,263 segundos, com o Red Bull do australiano Mark Webber a saltar para o segundo posto nos instantes finais, a 126 centésimos do britânico e conseguindo quebrar o monopólio da McLaren na tabela de tempos, já que Lewis Hamilton ficou com o terceiro melhor tempo, a 140 centésimos de Button.

Sebastian Vettel, o bicampeão do mundo, terminou em quarto, a 0,492 centésimos de Button, mas não ficando muito longe de Fernando Alonso (Ferrari), que foi o quinto, na frente do outro Ferrari de Felipe Massa. Aliás, esta foi uma sessão onde os carros da Scuderia fartaram-se de dar piões, devido a problemas de equilibrio. E até aí, Alonso "ganhou", pois fez dois, contra um de Massa...

No "campeonato dos outros", Adrian Sutil conseguiu bater os Mercedes e fez o sétimo melhor tempo, na frente do Mercedes oficial de Nico Rosberg. Paul di Resta, no segundo Force India, foi o nono e o Toro Rosso de Jaime Alguersuari completou o leque dos dez melhores. Logo a seguir ficaram os dois melhores pilotos de testes de sexta-feira, o francês Jean-Eric Vergne, a guiar um Toro Rosso e o seu compatriota Romain Grosjean, que substituiu Bruno Senna na Renault. O outro "piloto de sexta-feira", o canadiano Robert Wickens, fez um tempo oito (!) segundo mais lento do que Jenson Button, a bordo do seu Virgin - em breve, Marussia.

Na segunda sessão de treinos, Lewis Hamilton confirmou o bom momento de forma dos McLaren, ao ficar no topo da tabela de tempos, e desta vez com monopólio: o segundo foi Button, com 199 centésimos de diferença sobre o seu companheiro. Ambos colocaram Fernando Alonso no terceiro lugar e Felipe Massa no quarto, com a diferença entre os dois a ser apenas de... nove centésimos de segundo.

Novo monopólio aconteceu atrás, com os Red Bull a ficaram com o quinto e sexto melhores tempos, e - coisa rara! - Mark Webber a ser melhor que Sebastian Vettel. E os dois carros "energéticos" a perderem mais de meio segundo sobre os McLaren (Webber ficou a 518 centésimos de Hamilton, Vettel a 546).

Michael Schumacher fez o sétimo melhor tempo, seguido pelos force India de Adrian Sutil e Paul di Resta, e o Sauber de Kamui Kobayashi a fechar o "top ten". Um pouco mais ao fundo da tabela, é engraçado ver que Bruno Senna e Rubens Barrichello "ficaram juntos", com o brasileiro da Renault a ser melhor do que o brasileiro da Williams. e ambos fizeram melhor do que Heiki Kovalainen, o melhor dos Lotus - futura Caterham - e das equipas mais novatas...

E assim foram os "treinos para aquecer". A qualificação, essa mais séria, acontece amanhã, e veremos até que ponto a McLaren é uma verdadeira ameaça à Red Bull...

Sem comentários: