sábado, 12 de novembro de 2011

WRC - Rali de Gales (após PEC 14)

O Rali de Gales ainda vai a meio, mas já sabemos desde há muito quem vai ser o campeão do mundo, que é o homem do costume: Sebastien Löeb. O piloto francês, que já garantiu o seu oitavo título, está em luta pela vitória com o Ford de Jari-Matti Latvala que, sem Mikko Hirvonen, quer bater o piloto da Alsácia e dar uma vitória de consolação à marca. Mas não vai ser fácil, porque Latvala cometeu um ligeiro erro na especial de Hafren 1, a primeira do dia, devido a uma saída de estrada, e perdeu cinco segundos, fazendo com que esteja agora a 7,2 segundos do piloto francês.

O terceiro classificado continua a ser Mads Ostberg, mas agora está mais tranquilo na sua posição, depois de Petter Solberg ter tido problemas com a bomba de combustivel na primeira classificativa da manhã e abandonado o rali. Ostberg pode estar a quase dois minutos da dupla Löeb-Latvala, mas tem mais de dois minutos de vantagem sobre o seu compatriota Henning Solberg.

Matthew Wilson é o quinto classificado, mas a lutar contra o Mini de Chris Meeke, que teve problemas esta manhã quando se partiu um dos apoios do seu motor. O britânico, a jogar em casa, está a tentar recuperar o tempo perdido e dar mais um bom resultado à marca, que perdeu muito cedo o seu companheiro de equipa, Dani Sordo. Dennis Kuipers é sétimo, seguido do estónio Ott Tanak, que esta manhã estava a fazer uma grande prova com o Ford, começando o dia na quinta posição, em perseguição de Henning Solberg. Contudo, uma saída de estrada na derradeira especial da manhã o fez perder mais de dois minutos e cair para o oitavo posto, atrás de Kuipers. Evgueny Novikov e Ken Block fecham o "top ten".

Outro dos desistentes desta manhã éKimi Raikkonen, que se despistou na terceira especial da manhã, caindo numa vala da qual não conseguiu recuperar o seu Citroën, encerrando assim a sua temporada, e provavelmente a sua participação em ralis.

Quanto a Armindo Araujo, apesar das dificuldades com o piso e com o carro, é já o 11º da geral, não muito longe do Ford de Ken Block. Já conseguiu fazer alguns tempos um pouco mais consistentes durante as classificativas desta manhã, mas o piloto admite que não está a ser uma prova fabulosa: "Desde o início que estamos com a afinação errada e ainda não consegui encontrar a certa. Estou sempre a lutar com o carro, quando estou numa curva estou a fazer três curvas ao mesmo tempo. É impossível conseguir fazer bons tempos, estou a ser lento e neste momento é apenas uma questão de tentar sobreviver", referiu o piloto de Santo Tirso à World Rally Radio.

O rali de Gales prossegue esta tarde.

Sem comentários: