sábado, 3 de dezembro de 2011

Cinco exemplos para recordar: os melhores "rookies" da Formula 1


(...) Um dia, no inicio de 1964, Ken Tyrrell, um antigo negociante de madeiras, ouviu falar por parte do diretor do circuito de Goodwood sobre o irmão de um dos pilotos da Ecurie Ecosse chamado Jimmy Stewart. Esse rapaz, então com 25 anos, chamava-se Jackie e da conversa, Tyrrell ficou suficientemente impressionado para o chamar num teste num Cooper de Formula 3, que estava a ser testado nesse dia por Bruce McLaren. Stewart cedo fez tempos melhores que McLaren, e este respondeu, melhorando os seus tempos, e Stewart voltou ao carro e... bateu-os. Foi mais do que suficiente para o contratar na sua equipa e tornar-se, meses depois, no campeão da Formula 3 britânica.

No final desse ano, a BRM ficou impressionada o suficiente para decidir contratá-lo por quatro mil libras por temporada - uma verdadeira fortuna em 1965. E Stewart não desiludiu: na primeira corrida, na Africa do Sul, acabou na sexta posição, conseguindo o seu primeiro ponto, e na corrida seguinte, no Mónaco, acabou na terceira posição, chegando ao seu primeiro pódio da carreira. Em Spa-Francochamps, palco do GP da Belgica, termina no segundo lugar, atrás de Jim Clark, e repete a proeza em Zandvoort, palco do GP da Holanda.

Cedo, chamam aos escoceses Clark e Stewart de "Batman & Robin", mas é o mais jovem que impressiona tudo e todos. Pontua nas seis primeiras corridas do ano, mas o auge acontece no GP de Itália, no circuito de Monza, onde após uma luta com Clark e o seu companheiro de equipa, Graham Hill, consegue alcançar a sua primeira das 27 vitórias da sua carreira.

No final do ano, Stewart terminou a temporada na terceira posição, com 34 pontos, e tornou-se não só num dos melhores "rookies" da década, como um dos melhores pilotos da sua geração (...)

Pouca gente se recorda, mas desde o primeiro dia na Formula 1 que Jackie Stewart impressionou tudo e todos, e tornou-se um dos poucos pilotos que venceu no seu ano de estreia, e também pontuou na sua primeira corrida na Formula 1, disputado na Africa do Sul. Os anos seguintes encarregaram-se de confirmar o seu talento, tornando-se no simbolo de uma geração, vencendo três títulos mundiais e 27 corridas.

Mas como Stewart, houve mais pilotos que tiveram temporadas de estreia fabulosas. Bruce McLaren, James Hunt, Clay Regazzoni e Lewis Hamilton são outros exemplos de "rookies" que impressionaram ao longo da história do Mundial de Formula 1, e é isso que falo hoje no Portal F1.

Sem comentários: