quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Um novo Autódromo a caminho, desta vez em Alenquer

A noticia vinha a circular desde há alguns dias, mas ontem houve a confirmação: a Câmara Municipal de Alenquer acabou por aprovar por unanimidade o certificado de interesse municipal a um projeto de construção de um Autódromo naquela vila ribatejana, a cerca de 70 km ao norte de Lisboa. 

O projecto da Invertimagem, que aparentemente tem capital estrangeiro envolvido, apresenta-se como um projecto multiuso para actividades ligadas ao desporto motorizado, mas também ao lazer e turismo. O investimento inicial está orçado em 45 milhões de euros e pressupõe a construção de uma pista com variantes, que terá entre cinco a seis quilómetros, com 15 metros de largura, um paddock de dois mil metros quadrados, mais um Centro de Segurança Rodoviária, uma Escola de Condução Defensiva e Profissional, um Centro de Desenvolvimento Tecnológico e instalações hoteleiras e comerciais, com a potencialidade de criação de trezentos novos postos de trabalho directos. 

Caso o projeto seja realizado, no sítio onde está o aeódromo da Ota, a Câmara Municipal de Alenquer assumiria a extensão de rede de águas e saneamento até aos limites da propriedade, bem como os melhoramentos dos acessos rodoviários, e isso poderá representar um investimento na ordem dos 600 mil euros. 

As pessoas podem pensar que construir um autódromo a 80 quilómetros de outro poderá ser um absurdo. Mas desde há muito que se fala na possibilidade do Autódromo do Estoril ser desmantelado nos próximos dois anos, pois o contrato de exploração do Autódromo terminará dentro de precisamente um ano, e ideia da substituição por um complexo de habitação de luxo nunca se evaporou de algumas cabeças. E com a zona de Lisboa a ficar orfã de um Autódromo, Alenquer poderá ser uma alternativa, especialmente numa altura em de crise para a construção civil em Portugal. 

A ver vamos, sou daqueles que "só acredito vendo", como a grande maioria. Mas é um investimento bem vindo, digo eu.

Sem comentários: