sábado, 7 de janeiro de 2012

Dakar 2012 - Dia 6

Depois de um dia de neutralização devido às más condições do tempo nos Andes, na fronteira entre a Argentina e o Chile, o Dakar prosseguiu hoje com uma classificativa que começava e acabava na cidade de Copiapó, famosa nas bocas do mundo por ter sido o local onde em 2009, 33 mineiros chilenos foram resgatados com vida depois de estarem enterrados durante 69 dias.

A classificativa foi particularmente dura para os automóveis, dos quais poucos chegaram ao fim no tempo limite imposto pela organização. E os Hummer, que são capazes do melhor e do pior, levaram desta vez a melhor, com o qatari Nasser Al-Attiyah a ser o mais veloz, batendo o seu companheiro de equipa, Robby Gordon, por sete minutos e meio. Stephane Peterhansel foi o terceiro classificado, a sete minutos e 53 segundos de Al-Attiyah, mas conseguiu ampliar a sua vantagem em sete minutos sobre o polaco Kryzstof Holowczyk, que o foi o quarto classificado nesta tirada.

Nani Roma foi o quinto no seu Mini, seguido do Toyota de Giniel de Villiers e de Ricardo Leal dos Santos, fazendo uma boa etapa e recuperando mais algumas posições na geral. Carlos Sousa, no seu Great Wall, ficou em nono na etapa a quase 40 minutos do vencedor e perdeu o sétimo posto a favor de Al-Attiyah, mas conseguiu manter o andamento, apesar dos problemas de refrigeração do motor so seu carro, que o obrigaram a parar por duas vezes na etapa.

"A primeira parte da etapa era bastante rápida e tentámos dar o máximo para não descolar dos pilotos da frente. Na ligação/neutralização tivemos de dar os nossos pneus ao [Krzysztof] Holowczyc, que tinha furado e a partir daí viemos com cuidados redobrados. Nas dunas, onde nos sentimos bastante à vontade, conseguimos ganhar alguma vantagem para os nossos adversários diretos e ultrapassámos mesmo o MINI do Novitskiy", referiu Ricardo Leal dos Santos à chegada ao final do setor seletivo.

Já no lado de Carlos Sousa, o semblante é de resignação face aos problemas de refrigeração que o carro já começa a mostrar. "Face às características desta etapa e à incrível velocidade de ponta dos Hummer, já sabia que ia ser muito difícil segurar hoje o Nasser. De qualquer forma, também não tive um dia isento de percalços, já que além de um furo lento na primeira parte da especial, voltamos a ter que diminuir drasticamente o ritmo nos 70 quilómetros finais, porque o carro voltou a aquecer demasiado, chegando mesmo a ultrapassar os 117 graus", lamentou o piloto do carro chinês à chegada a Copiapó.

Nas motos, Marc Coma voltou a mostrar a sua grande competitividade ao vencer a tirada de hoje em redor de Copiapo, numa etapa renhida em termos de tempo, com as diferenças entre os primeiros a cifrarem-se, muitas vezes, em margens abaixo dos cinco minutos. Assim, Coma bateu o KTM de Cyril Despres por dois minutos e três segundos, embora o piloto francês ainda tenha uma vantagem de sete minutos e 48 segundos sobre Coma na classificação geral.

Um dos motards que andou bastante bem hoje foi o português Paulo Gonçalves, que levou a sua Husqvarna ao terceiro tempo do dia, ficando a apenas dois minutos e 49 segundos do piloto espanhol. Mais importante para o motard da Husqvarna será o facto de ter conseguido subir à quarta posição da geral, logo atrás de Helder Rodrigues. Isto porque o piloto da casa, Francisco "Chaleco" Lopez perdeu mais de meia hora na tirada de hoje e viu não só Hélder Rodrigues ficar mais isolado na terceira posição como Paulo Gonçalves passar para a sua frente, no quarto lugar.

No final, explicou o que foi o seu dia: "Foi uma etapa muito difícil com areia e grandes dunas! O meu resultado é bastante importante para fechar a primeira parte do rali. O objetivo é atacar a segunda metade do rali com a mesma determinação e prudência".

Em relação a Hélder Rodrigues, que também esteve em boa forma com a sua Yamaha, o piloto luso terminou a etapa no quarto lugar, a três minutos e 46 segundos. Com isso, está agora a 49 minutos e 39 segundos de Despres, no terceiro posto. Ruben Faria, companheiro de equipa de Cyril Despres, terminou com o oitavo tempo, a oito minutos e 48 segundos do vencedor, e ocupando agora o 15º posto da geral.

Amanhã, máquinas e  pilotos gozarão um dia de descanso na localidade de Copiapó.

Sem comentários: