terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Williams: o que se pensa e especula

Mal começou o novo ano e todos querem saber quem ficará com o segundo lugar da Williams neste ano de 2012. É uma luta a três entre dois brasileiros e um alemão, do qual ainda pode sobrar para o venezuelano Pastor Maldonado, que apesar de ter uma confirmação oficial da parte da equipa, ainda pode ser que seja ejetado da equipa, apesar dos 28 milhões de dólares que garante ter levado para a equipa de Grove.

Neste momento, a especulação é rei e senhor. Muitos falam que Rubens Barrichello fica, outros falam que Bruno Senna ficou com o lugar, com o veterano a ser ejectado, outros até falam que dentro da Williams, inicialmente queriam o Sutil, mas este só queria um contrato de um ano para poder atacar o lugar de Felipe Massa na Ferrari, enfim, isto anda com tantos rumores desde que ontem à noite algum engraçadinho disse no Twitter que o Fidel Castro tinha morrido.

Eis alguns factos que podem ser considerados como certos: há uma luta a três pelo segundo lugar, e que há elementos dentro da equipa que favorecem um e outro, com Adrian Sutil já a ser descartado. Ao mesmo tempo, a equipa perdeu o patrocinio da americana AT&T, mas em compensação - segundo diz o Joe Saward - poderá receber o patrocinio do Qatar National Bank (QNB). Caso os qataris sejam confirmados - noto que não existe nenhuma confirmação oficial nem da saída da companhia de telefones americana, apesar da retirada do nome - pode ser que a equipa tenha dinheiro mais do que suficiente para até dispensar os 28 milhões de dólares que Maldonado tem, provenientes da PDVSA, a  petrolifera nacional venezuelana.

Caso aconteça esse cenário, será uma vitória para Adam Parr, cujos métodos tem vindo a ser contestados nos úlimos anos, e do qual o unico grande defensor é o próprio Frank Williams, já que as relações com o seu sócio minoritário, Christian "Toto" Wolff, estão congeladas. E pode ser que essa entrada de dinheiro pode ajudar a desenvolver o FW34 e o seu motor Renault, no regresso de uma parceria que escreveu nove temporadas gloriosas nos livros de Grove e da Formula 1.

Uma coisa é certa: Patrick Head reformou-se e a Williams sabe que se pode dar ao luxo de escolher o seu segundo piloto. As novidades virão nos próximos dias ou semanas.   

Sem comentários: