terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

As confirmações e os testes da Toyota para Le Mans


(publicado originalmente no site Pódium GP)

Faltam cerca de dois meses para a estreia do Toyota TS 030 nas Seis Horas de Spa-Francochamps, mas a equipa trabalha a todo o vapor para que tudo esteja pronto para a sua estreia no novo Mundial de Endurance. Em Paul Ricard, circuito onde a equipa estabeleceu o seu quartel-general, A Toyota completou no final da semana passada três dias de ensaios "a sério" do seu modelo, com quase todos os pilotos já escolhidos pela marca. E durante os testes, chegou a ter o carro a funcionar em pleno durante... 30 horas!

No final, comprido o objetivo de fazer rodar o seu carro em condições minimas, os responsáveis da marca demonstravam-se satisfeitos: "Fizemos algums testes importantes e isso contribuiu para o nosso desenvolvimento da performance, fiabilidade e organização. O teste de resistência foi uma experiência interessante. Esperávamos desafios para todos na equipa e não ficámos desapontados! Não é fácil para o carro nem para as pessoas, mas somos todos apaixonados por este projeto, pelo que um forte espirito de equipa levou-nos até ao fim", afirmou Pascal Vasselon, diretor técnico do projeto.

Hisatake Murata, que é o responsável máximo pelo projeto híbrido, explicou que "foi a primeira vez que usámos o sistema híbrido numa sessão tão longa pelo que não esperávamos uma semana isenta de problemas e tivemos alguns, mas nada de grave. Graças à grande quantidade de dados recolhidos e ao contributo detalhado de todos os pilotos temos uma grande quantidade de informação acerca do funcionamento do grupo propulsor. Já a pudemos utilizar para afinar os nossos sistemas e antes dos próximos testes vamos debruçar-nos mais alguns problemas deste teste".

Dias antes, a marca apresentou mais dois pilotos para além dos três já apresentados no dia da sua estreia. Para além de Alexander Wurz, Kazuki Nakajima e Nicolas Lapierre, a marca japonesa confirmou a presença do suiço Sebastien Buemi, piloto da Toro Rosso em 2011 e terceiro piloto da Red Bull em 2012, bem como o britânico Anthony Davidson e o japonês Hiroaki Ishiura.

Na apresentação, Sebastien Buemi afirmou o seu orgulho pessoal por participar neste projeto: "Estou muito orgulhoso por ser um dos pilotos da Toyota em Le Mans — é um evento enorme, um dos maiores do automobilismo. É particularmente especial ir a Le Mans como piloto Toyota visto que o meu avô foi representante da Toyota durante 40 anos, pelo que basicamente cresci entre a marca. Também será excitante conduzir um carro híbrido, penso que este é o futuro e a Toyota tem certamente feito força nessa direcção. Mal posso esperar por o conduzir... Os LMP1 são carros muito rápidos e o ambiente é muito profissional, pelo que será uma experiência muito positiva para mim."

Outros dos pilotos apresentados, Anthony Davidson, que veio da Peugeot, demonstrou a sua felicidade neste seu regresso a Le Mans, acreditando no potencial do carro na Endurance: "Estou muito feliz por fazer parte da Toyota Racing Team e estou deliciado por poder regressar a Le Mans. Competir nas 24 Horas de Le Mans é sempre muito excitante, mas juntar-me à Toyota e marcar presença com um motor híbrido, faz desta uma ocasião muito especial. Já ouvi imenso sobre o TS030 Hybrid e sobre a sua tecnologia, e estou muito ansioso por experimentar uma carro híbrido pela primeira vez na minha carreira. Este irá ser um ano de aprendizagem para a equipa, mas acredito que a Toyota tem imenso potencial e espero que o possamos provar em Le Mans."

A estreia do carro está prevista para o dia 5 de maio na pista de Spa-Francochamps, e servirá de ensaio para as 24 Horas de Le Mans, que acontecerão no final de semana de 16 e 17 de junho.

Sem comentários: