segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Youtube F1 Classic: Jochen Rindt vs Jackie Stewart, Grã-Bretanha, 1969



A 19 de julho de 1969, enquanto que o resto do mundo olhava para a Lua, para saber as últimas da tripulação da Apollo 11, a caminho da sua histórica alunagem, os "petrolheads" e outros fãs de automobilismo passavam um domingo à tarde a ver na televisão o Grande Prémio da Grã-Bretanha de Formula 1, numa temporada onde o piloto escocês Jackie Stewart dominava a seu bel-prazer com o seu Matra-Cosworth, a caminho daquilo que poderia ser o seu primeiro título mundial.

Contudo, a Lotus tinha também um bom chassis, o modelo 49, e um piloto em nítida ascensão, o austríaco Jochen Rindt. Toda a gente sabia que ele tinha um potencial para ser vencedor e eventualmente, campeão do mundo, já que Graham Hill acusava o peso dos seus então 40 anos. Mas faltava vencer uma corrida, e ele bem tentava naquele ano, só que Stewart, seu amigo pessoal dentro e fora das pistas, era um fantástico rival para ele e frustrava os seus planos.

A batalha durou mais de metade da corrida, e em cada curva se podia ver os seus estilos de pilotagem: um agressivo Rindt, que batalhava com o seu carro, contra um suave Stewart, que fazia as curvas com uma facilidade incrível, parecendo que já fazia aquilo desde sempre. E os mais de cem mil espectadores, na pista, e os milhões que seguiram pela TV - ainda a preto e branco - deliciavam-se com o espectáculo.

Já agora, encontrei este video em primeiro lugar no Volta Rápida, o blog do Paulo Abreu.

Sem comentários: