sábado, 11 de fevereiro de 2012

Youtube Music Weirdness: A-HA tocado por acordeonistas... coreanos



Descobri esta noite na BBC: imaginem um "hit" dos anos 80 tocado trinta anos depois noutro instrumento musical, como o acordeão. Até aqui tudo bem, mas mais impressionante ainda é que isto é tocado por mãos... norte-coreanas, o país mais fechado do mundo.

Isto acontece graças a Morten Traavik, um empresário musical norueguês que busca intercâmbios culturais entre a Europa e a Ásia. Traavik é também o organizador do Festival Musical de Kirkenes, a cidade mais a norte da Noruega, bem acima do Circulo Polar Ártico. Segundo Traavik, estes acordeanistas, encontrados Escola de Musica Kum Sung, em Pyongyang, são dos mais talentosos que jamais viu na sua carreira.

"Quando fui à Coreia do Norte, emprestei-lhes o CD dos A-HA com o 'Take On Me' numa segunda feira. Na quarta-feira de manhã, tinham aprendido a canção, sem erros e sem ajuda exterior. Isto demonstra que tem excelentes capacidades", comentou. Pouco depois, gravaram um video que está a ter um grande sucesso: mais de um milhão de visitas em dez dias.

"É mais do que óbvio que são estudantes brilhantes, com excelentes técnicas musicais. Estão interessadas em todas as formas de musica, especialmente as musicas da Noruega, compostas por Edvard Grieg". E em relação ao video, explica que é a típica reação de pessoas interessadas numa sociedade coletivizada, como a Coreia do Norte. "As pessoas [na Noruega] estão espantadas como é que eles se conseguem divertir na Coreia do Norte. E creio que isso faz quebrar uma série de preconceitos que as pessoas têm sobre eles", concluiu.

Os acordeonistas estão neste momento em Kirkenes, a participar no "Barents Spektakel", que termina este domingo. E garanto-vos que este não é a única música que ouvi desse tempo em mãos norte-coreanas. O "Brother Louie", dos "míticos" Modern Talking, é outra musica que já foi tratada por mãos norte-coreanas...

Sem comentários: