sábado, 31 de março de 2012

GP Memória - Brasil 1997

Vinte e um dias depois de Melbourne, máquinas e pilotos rumavam ao Brasil para a segunda prova do campeonato do mundo de Formula 1, onde se esperava que a Williams pudesse reagir à vitória-surpresa de David Coulthard no seu McLaren, e ao fato de Michael Schumacher ter por fim um carro à sua medida, capaz de colocar a Ferrari perto do campeonato que a Scuderia perseguia desde 1979. 

Contudo, antes disso, a Lola, que tinha feito uma participação… modesta em Melbourne, não iria participar mais no campeonato do mundo. O seu patrocinador, a Mastercard, tinha retirado o seu apoio e a equipa não tinha mais dinheiro para sustentar a aventura, e sendo assim, decidiu abandonar de vez, deixando Vicenzo Sospiri e Ricardo Rosset, os pilotos da marca, apeados. (...)

(...) Na partida, Villeneuve larga bem, mas Schumacher sai melhor e disputa o primeiro lugar na primeira curva e força o canadiano a ir para a parte suja, indo para a relva e perdendo posições. Mas atrás havia confusão: um dos Jordan, o de Giancarlo Fisichella, fazia um pião e ficava parado no meio da pista. Mas o mais grave tinha acontecido atrás, com o Stewart de Rubens Barrichello a ficar parado na pista, obrigando os comissários de pista a interromper a corrida no final da primeira volta. 

Quando a corrida parou, havia mais acidentados: Damon Hill tinha quebrado o seu nariz, Jan Magnussen tinha ficado parado numa colisão, e Eddie Irvine também tinha sofrido estragos. A grelha ficou exatamente igual ao que estava na partida e após alguns minutos, as coisas voltariam ao normal, excepto Magnussen, que ficava de fora porque Barrichello ficava com o carro de reserva. (...)

Foi ontem que fez 15 anos sobre os eventos do GP do Brasil de 1997, no circuito de Interlagos, com Jacques Villeneuve a conseguir a sua primeira vitória do ano, e a curta aventura da Lola teve um inesperado final, com o seu patrocinador a retirar-se, depois dos péssimos resultados em Melbourne. Foi uma corrida complicada no seu inicio, com alguns toques na primeira curva e o Stewart de Rubens Barrichello parado na pista, que resultou na amostragem de uma bandeira vermelha.

No final da corrida, com Villeneuve a vencer, o veterano Gerhard Berger no segundo lugar e Olivier Panis foi o terceiro, dando à Prost o seu primeiro pódio da carreira. Tudo isso e muito mais pode ser lido hoje no Portalf1.com.  

Sem comentários: