domingo, 4 de março de 2012

Os sinais de alarme da Ferrari

Normalmente, não ligo muito aos testes, mas os eventos dos dois últimos dias nos lados da Ferrari mostram que as campainhas de alarme podem ter soado em Maranello. Quando a Scuderia diz aos seus pilotos no Sábado para que não falem com a imprensa até Melbourne, e quando hoje Pat Fry tem uma declaração inesperadamente sincera de que o carro de 2012 não é competitivo o suficiente para ir ao pódio já em Melbourne, é caso para para e ouvir o que eles têm para dizer.

Segundo o site f1.com, quando perguntado se era possível descartar a equipa para os lugares no pódio na primeira prova do ano, daqui a duas semanas, Fry afirmou: "Neste momento, tenho que admitir que sim". Estas declarações surgem depois de nos últimos dois dias, quer Fernando Alonso, quer Felipe Massa, começarem a criticar bastante sobre o comportamento do carro, especialmente nas condições de corrida. E isso começa a ser preocupante, especialmente numa equipa que apostou quase tudo nesta temporada neste novo chassis, para melhorar as prestações em relação ao ano passado, onde venceu apenas uma corrida e foi terceira classificada no Mundial de Construtores, batido apenas por Red Bull e McLaren.

Decerto que agora, a marca se recolherá a Maranello para construir novos componentes e a melhorar o carro, mas quando se lê, vê e ouve as preocupações dos responsáveis da Scuderia, parece que este carro poderá ter sido prova de poderão ter ido longe demais. Mas também se ouve de quem acompanha estes testes com mais atenção, que não há qualquer equipa que se destaque nestes testes. Nem Red Bull, que parece ter estreado uma versão B dos seu chassis, nem a McLaren, o unico que não tem bico de ornintorrinco, nem a Mercedes, com o chassis a ser desenhado por Ross Brawn. E claro, nem a Ferrari.

Melbourne vai ser o primeiro tira-teimas de uma temporada muito longa.

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