sexta-feira, 20 de abril de 2012

As justificações do principe herdeiro e mais gasolina para o fogo

Em plena sexta-feira, onde milhares de pessoas se manifestam nas ruas de Manama e outras cidades do Bahrein, o principe herdeiro e grande impulsionador da vinda do Grande Prémio, Salman bin Hamad bin Isa Al-Khalifa, fez uma aparição ao circuito de Shakir para dizer à imprensa ali presente as razões para o qual decidiu continuar a realização do Grande Prémio: "Acredito que o cancelamento só fortaleceria os extremistas", começou por dizer.

"Acho que para aqueles de nós que estão determinados a encontrar uma saída para esse problema político a corrida nos permite construir pontes entre as comunidades e fazer com que as pessoas trabalhem juntas. Permite que possamos celebrar uma ideia positiva de nossa nação, e não algo divisionista. Então, realmente acho que realizar a corrida foi um alerta aos extremistas do que eles pensam que precisam fazer para ter a atenção do mundo", continuou.

Contudo, o monarca reconheceu que o país atravessa dificuldades e agitação social. "Somos um país real, com problemas reais. De fato, acredito que a corrida faz parte de uma força para bem. Estou confiante de que os protestos, que vão acontecer em algum momento, são parte do processo político de qualquer país. Por que seríamos diferentes? É parte da estrutura política do país. A corrida está aí e estamos prontos para celebrar isso".

E para demonstrar essa "normalidade" para o resto do mundo, a organização montou um espectáculo de fogos de artificio poucas horas depois, causando um enorme susto aos jornalistas ainda presentes. Honestamente, achei não só uma falta de bom gosto, como também uma maneira de atiçar o fogo à situação...

Pouco mais de hora e meia depois desta aparição, noticiou-se que o site oficial, http://www.formula1.com, foi alvo do ataque dos "hackers" Anonymous, que deixaram o site fora do ar durante alguns minutos. Apesar do problema ter sido resolvido, nada impede que haja novo ataque nas horas ou no dia seguinte.

Sem comentários: