segunda-feira, 14 de maio de 2012

Equilíbrios na pista e disparates na tela

A Formula 1, quer queiram acreditar, quer não, está naquela que é provavelmente a mais equilibrada temporada de sempre. O facto de andarem com pneus que se esfarelam em menos de dez voltas - bem podia a Pirelli voltar a colocar os pneus de qualificação, que só duravam duas voltas nos tempos em que isso existia - faz com que provavelmente, seis equipas tenham reais possibilidades de subir ao pódio, e até mesmo de vencer. A vitória da Williams de Pastor Maldonado, este domingo, em Barcelona, demonstra que tudo é possivel, e até o recorde de proliferação de vencedores, estabelecido em 1982, quando onze pilotos diferentes subiram ao lugar mais alto do pódio, pode estar em jogo.

Este grande equilibrio faz com que tudo seja possivel. Já começo a pensar que a Sauber pode vencer uma corrida, que os Lotus-Renault podem fazer 1-2 num futuro próximo, ou até que a Caterham poderá chegar a um "top ten". E claro, já há algum nervosismo por aí, especialmente em relação aos pilotos brasileiros. Sobre o Felipe Massa, não é nada de novo, mas o surpreendente foi no caso de Bruno Senna, que teve o seu pior fim de semana no campeonato, com um 18º na grelha e uma corrida que acabou na volta 12, abalroado pelo Mercedes de Michael Schumacher.

Mika Salo, ex-piloto da Ferrari, BAR e Toyota, e atualmente comentado na MTV3 finlandesa, disse que as performances de Valtteri Bottas em Barcelona o impressionaram bastante que estava a ver o piloto local como titular antes do final da época, em substituição de... Bruno Senna.

"Bottas é extremamente respeitado pela equipa. Frank Williams o elogia muito e diz que ele deveria estar nas corridas. Perguntei quando e ele falou que não iria demorar. Li nas entrelinhas que Bottas correrá nesta temporada", começa por comentar Salo, em delcarações captadas pelo site Globo Esporte.

"É uma situação difícil para a Williams, porque ambos os pilotos levam dinheiro. O bom é que Frank Williams não é um homem de negócios, ele é um ex-piloto. Ele só quer saber de fazer sua equipa ter sucesso. Senna é boa pessoa, mas ele não é capaz de pilotar no nível necessário", concluiu.

O Ari Vatanen dizia certo dia que os finlandeses podem ser uma de três coisas: pilotos, agricultores - ou caçadores - ou bêbados. Há quem seja as três coisas, mas no caso do Mika Salo, não acredito, porque não creio que tenha dotes para plantar batatas ou caçar renas. Mas pelo que me contam das frias paragens de Helsinquia, Salo, como comentador, é mesmo conhecido pelos seus disparates. Aliás, pergunto-me: se todos dizem que Massa e Senna estão "condenados" ao despedimento, então o que dizer de Michael Schumacher? Pelos resultados que está a ter, nem deveria ter começado a temporada...

Contudo, nisto tudo há um fundo de verdade: Bottas tem talento - foi o campeão da GP3 em 2011 - e é um protegido de Toto Wolff na Williams. Sendo ele terceiro piloto e com a oportunidade de experimentar um Formula 1 em fins de semana selecionados, pode demonstrar esse talento nato. Mas as pessoas tendem também a esquecer que marcar um oitavo tempo numa sessão de treinos livres, em que nem toda a gente está a cem por cento, com um carro vazio de gasolina e com pneus moles, não significa nada. Absolutamente nada. Aliás, antes de Barcelona, Pastor Maldonado também estava sobre brasas, lembram-se? A memoria das pessoas é mesmo de peixe...

E depois, temos de falar que Bruno teve um mau dia no escritório e poderá reagir. Já pontuou - antes de Barcelona, Bruno tinha o melhor resultado da marca, com um sexto lugar na Malásia - e na semana passada, foi agraciado com o Prémio Bandini, dado para o piloto que melhor evoluiu na temporada anterior. Não é um piloto genial, mas não é nenhum burro. E se ele tem direito a um mau dia no escritório, também poderá ter direito ao seu dia brilhante. Ainda mais num ano tão equilibrado como este...

Sem comentários: