quinta-feira, 24 de maio de 2012

Formula 1 2012 - Ronda 6, Mónaco (Treinos)

A Formula 1 chega por fim a um lugar onde, mais do que tudo, o coloca no mapa. É o maior cartão de visitas que o minusculo Principado têm, e o unico lugar onde a Formula 1 ganha uma aura de respeitabilidade e pertença a uma aristocracia "jet-set" mundial. Um lugar que nunca perderá o seu lugar, porque a relação entre eles é de interdependência. Um coloca Mónaco no mapa, o outro dà à categoria máxima do automobilismo a sua aura, suficiente para atrair os ricos e famosos.

Quinta-feira é sempre o primeiro dia de treinos, porque a tradição diz que sexta-feira é um dia reservado pelas autoridades para todas as festividades típicas do Principado. E claro, para as habituais reuniões dos patrocinadores com as equipas, os passeios e os que estão ali para respirar os ares do Mediterrâneo e o sol de primavera, indiferentes ao barulho dos carros.

Nos dois treinos do dia, cada um com lider diferente: Fernando Alonso foi o melhor na primeira sessão, Jenson Button na segunda. E se na primeira tivemos pilotos como Romain Grosjean ou Sergio Perez a mostrar alguma coisa no lado positivo - especialmente o mexicano, que se magoou com alguma gravidade no ano passado - houve outros, como Kimi Raikkonen, que não teve um grande primeira sessão devido aos - já começam a ser habituais - problemas na coluna de direção do seu Lotus-Renault.

Na primeira sessão, Lewis Hamilton foi o quarto, seguido por Pastor Maldonado, o vencedor em Barcelona, e Felipe Massa. Jenson Button foi o oitavo, atrás de Kamui Kobayashi, enquanto que Sebastian Vettel foi apenas nono, na frente de Mark Webber, o 13º da tabela de tempos.

Na segunda sessão, ocorrida um pouco mais tarde, a chuva - que se prevê que faça a sua aparição no fim de semana do Grande Prémio - influenciou a tomada de tempos. Jenson Button fez um tempo suficientemente bom no inicio da sessão para o colocar no topo da tabela de tempos, imediatamente antes da pista ficar molhada. Com isso, esta ficou vazia, com os pilotos a esperar que passasse o aguaceiro. Quando aconteceu, a pista secou o suficiente para que se tentasse marcar tempos, mas não o suficiente para desalojar Button do seu pedestal.

Assim, atrás do britânico ficou o Lotus de Romain Grosjean e o Ferrari de Felipe Massa, que por uma vez ficou atrás de Fernando Alonso na tabela de tempos, com o espanhol a ser o quarto. Pastor Maldonado repetiu o quinto lugar da primeira sessão, mostrando consistência, seguido do Mercedes de Nico Rosberg. Kamui Kobayashi ficou desta vez na frente de Sergio Perez, no oitavo lugar, atrás de Mark Webber, o melhor dos Red Bull, no sétimo posto. Os alemães Michael Schumacher e Sebastian Vettel fecharam o "top ten", com Lewis Hamilton somente na 11ª posição e Kimi Raikkonen a fazer o 17º tempo.

Claro, tudo isto é apenas uma amostra do que aí vêm. E a qualificação de Sábado, acumulada com a previsão de chuva para essa altura, pode criar uma aura de imprevisibilidade ainda maior do que está a ser esta temporada. Assim sendo... alea jacta est, os dados estão lançados!

Sem comentários: