sábado, 26 de maio de 2012

GP3 - Stockinger vence no Mónaco, Felix da Costa segundo

Antonio Felix da Costa subiu ao pódio nesta segunda corrida do fim de semana monegasco, numa corrida cujo final foi antecipado em quatro voltas devido a um acidente entre o russo Daniel Suranovich e o americano Conor Daly. Ambos os pilotos sairam incólumes, mas os destroços e a violência do embate fizeram com que a bandeira vermelha fosse mostrada, significando o fim da corrida.

A segunda corrida da jornada dupla da GP3 nas ruas monegascas ficou marcada pela luta entre Stockinger e Felix da Costa, com o suiço-filipino a conseguir segurar o português nas voltas iniciais, depois de uma boa partida. Ambos os pilotos conseguiram afastar-se do resto do pelotão, liderado pelo russo Dimitri Suranovich, que aguentava as pressões do americano Conor Daly e do italiano Kevin Ceccon. A seis voltas do fim, Daly toca no russo, e ele perde a asa traseira, mas continua a correr, apesar da aparente diminuição aerodinâmica.

Duas voltas depois, quando ambos os carros saem do túnel e chegam à Chicane do Porto, Daly tenta passar Suranovich e este defende a trajetória por mais do que uma vez, fazendo com que ambos se tocassem. Daly voa para as redes, quase atingindo um posto de comissários de pista, e acabou nos guard-rails do outro lado da pista, incólume, mas com o carro destruido, quase lembrando o que aconteceu com o seu pai, 32 anos antes, mas em Ste. Devôte. Os comissários agitaram as bandeiras amarelas, mas a direção de pista acenou com a bandeira vermelha, sinalizando o fim da corrida.

Mais tarde, a direção de corrida decidiu desclassificar Suranovich pela sua condução perigosa. 

Em relação à corrida, Stockinger consegue aqui a sua primeira vitória na GP3, enquanto que Felix da Costa sobe ao pódio na sua quarta corrida pela Carlin. O alemão Daniel Abt completou o pódio. Em relação às senhoras, a melhor foi Vicky Piria, que foi 12ª, com Carmen Jordá na 21ª posição, seguida imediatamente por Alice Powell.   

Na classificação geral, o finlandês Aaro Vaino é o líder, com 54 anos, seguido do australiano Mitch Evans, com 43, e o filipino Marlon Stockinger, com 39. Felix da Costa tem agora 24 pontos e é o quarto classificado, um ponto à frente da dupla Conor Daly e Kevin Ceccon.

A GP3 regressa no final do mês que vêm, em Valencia.   

Sem comentários: