sexta-feira, 15 de junho de 2012

24 Horas de Le Mans: Audi híbrido faz a pole-position

Quem diria: fez-se histíoria esta noite, não pela marca, que é sempre a mesma, mas sim pelo carro: pela primeira vez, um híbrido fez a pole-position das 24 Horas de Le Mans, quando o Audi R18 híbrido pilotado pela tripla André Lotterer, Marcel Fassler e Benoît Treluyer, os mesmos que venceram as 24 horas de Le Mans do ano passado, fez um tempo de 3.23,787 segundos, a mais de quatro centésimos do segundo Audi R18 da tripla Marc Gené, Romain Dumas e Loïc Duval.

O carro numero um não teve dificuldades em marcar o tempo logo na sua primeira tentativa e não teve qualquer ameaça, nem dos seus companheiros, nem da concorrência proveniente dos Toyota híbridos. Contudo, um dos seus carros, tripulado pela tripla Anthony Davidson, Sebastian Buemi e Stephane Sarrazin, conseguiu o terceiro melhor tempo, a pouco mais de um segundo da pole. O segundo Toyota, que vai ser tripulado pela tripla Alexander Wurz, Nicolas Lapierre e Kazuki Nakajima, partirá da quinta posição da grelha, entre dois Audis.

Entre os privados, os melhores foram os da Strakka Racing, que será tripulado pela tripla Nick Leventis, Danny Watts e Jonny Kane, fazendo o tempo de 3.29,622, largando da sétima posição da grelha de partida, batendo por duas décimas o Rebellion Lola pintado com as cores da Lotus, tripluado pela tripla Nicolas Prost, Nick Heidfeld e Neel Jani. O Pescarolo-Dome de Seiji Ara, Sebastien Bourdais e Nicolas Minassian partirá da décima posição.

Já entre os LMP2, o ADR-Delta, da equipa Oreca, tripulado pela equipa constituida por John Martin, Jan Charouz e Tor Graves foi a melhor, e partirá da 14ª posição da grelha com um tempo de 3.38,181.

Em relação ao DeltaWing da Nissan, fez apenas o 29º tempo da geral, com um tempo de 3.42,612. O protótipo experimental guiado pela tripla Marino Franchitti, Michael Krumm e Satoshi Motoyama, não fezum tempo que permitisse perigar os LMP2, fazendo até um dos piores nessa classe, caso estivesse por aí. Mas os tempos são aqueles do qual estavam à espera, e o que lhes interessa, é o que eles todos dizem, é como se comportará em condições de corrida. 

As 24 Horas de Le Mans de 2012 começarão pelas 15 horas deste sábado,  hora de Lisboa. 

Sem comentários: