sábado, 2 de junho de 2012

Mau gosto para propagandear uma causa

Vi isto no blogue do Joe Saward. A polémica no Quebec - provincia no qual Montreal é a sua cidade mais populosa - sobre a luta estudantil está a cada dia que passa a se radicalizar. O problema é simples: o aumento das propinas universitárias na provincia do Quebec, que pelo que me contam, vale cerca de metade do que é praticado nas restantes provincias do Canadá. E claro, os estudantes mais engajados com a luta, querem fazer do GP do Canadá um exemplo, como fizeram de uma certa forma, o Setembro Negro, com os Jogos Olimpicos de Munique.

Para quem já andou na universidade e perdeu algum do seu tempo para investigar a fauna que anda por lá, sabe desde há muito que há sempre minoria muito barulhenta, politicamente engajada, e normalmente conotada com uma extrema-esquerda e do qual passam mais facilmente à ação direta. E é isto que este cartaz quer avisar: que no fim de semana do Grande Prémio, vão passar à ação direta.

O problema é que tiveram uma tremenda falta de gosto no cartaz escolhido. Primeiro que tudo, para quem sabe de história, sabe que isto não é Formula 1, é a CART, e ainda por cima, usaram a foto do carro de Alex Zanardi, em 2001, na oval de Lausitzring. Se a ideia era de dividir as águas e de colocar as pessoas num lado, creio que conseguiram. E ao contrário do que se passa, por exemplo, no Bahrein, onde o que se trata é a luta para haver mais democracia e o respeito pelos direitos humanos, aqui tem a ver com um direito à educação, que muitas vezes é sequestrado pela franja mais extremista. E quem já andou na universidade, sabe do que falo.

Uma coisa é certa: Montreal vai ser mais agitado do que o costume na semana que vêm. E não vai ser só na pista.

1 comentário:

Traços de Literatura disse...

Com todo o respeito, deveria também fazer uma manifesto contra a própria burrice!