sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Formula 1 2012 - Ronda 14, Singapura (Treinos)

Após a despedida da Formula 1 da Europa - do qual só voltará em abril do ano que vêm - a categoria máxima do automobilismo passeia-se pela primeira das paragens asiáticas, o continente do qual Bernie Ecclestone acha que ela se deveria implantar a toda a força, daí que esteja agora nesta cidade-estado ao qual alguns chamam de "Mónaco do Sudoeste Asiático". Que é uma cidade-estado, é, mas para acontecer tradição, precisa de tempo. O dinheiro ajuda, mas...

Feitas as introduções, vamos ao que interessa. Com sete corridas para o final, é certo que Fernando Alonso é o piloto a abater, pois é o lider do campeonato, mas com a McLaren na mó de cima, graças a Lewis Hamilton e Jenson Button, poderá haver luta até ao fim, e nisso temos de incluir duas equipas do qual andam a recolher pontos calmamente, esperando por um tropeção dos outros dois: Lotus e Red Bull. E parece que esta última está a mostrar-se, pois Sebastian Vettel foi o melhor em ambas as sessões de treinos.

A primeira sessão de treinos livres colocou o atual bicampeão do mundo no centro das atenções. Com um tempo de 1.50,566, o piloto alemão foi o melhor nesta primeira sessão, superiorizando-se aos McLaren de Jenson Button e Lewis Hamilton. Button foi o unico que fez um tempo abaixo de 1.51 (1.50,615 segundos), enquanto que o outro piloto britânico faz um tempo de 1.51,459 segundos. Fernando Alonso foi o quarto, não muito longe de Pastor Maldonado, quinto no seu Williams-Renault. Mark Webber foi o sexto, seguido dos Force India e Paul di Resta e Nico Hulkenberg, o Toro Rosso de Daniel Ricciardo e o Sauber de Sergio Perez.

Curiosamente, nesta primeira sessão, somente houve um terceiro piloto a guiar em Singapura, e foi o chinês Ma Quinghua, onde no seu HRT, fez o tempo de 1.58,053, mais de sete segundos mais lento do que Sebastian Vettel. Em relação aos pilotos brasileiros, Bruno Senna fez o 11º tempo, e Felipe Massa o 16º tempo.

Na segunda sessão do dia, Vettel foi de novo o melhor, com um tempo de 1.48,340, mais 311 centésimos do que o McLaren de Jenson Button e mais 556 centésimos de segundo sobre o Ferrari de Fernando Alonso. Graças aos pneus super-macios da Pirelli, o piloto alemão conseguiu mais uma vez ser o melhor, dando vazão por parte de alguns entendidos, que afirmam os "tilkódromos" são favoráveis às máquinas desenhadas por Adrian Newey, e das sete que faltam, somente dois não foram desenhados por Hermann Tilke, pode ser que Vettel faça uma movimentação de forma a relançar a sua candidatura ao terceiro título mundial.

Mark Webber foi o quarto melhor, com um tempo de 1.48,964, o último dos pilotos que fez um tempo abaixo de 1.49, o primeiro dos quais foi Lewis Hamilton. Depois veio os Force India de Paul di Resta e Nico Hulkenberg, que ficou na frente do Mercedes de Nico Rosberg, do segundo Ferrari de Felipe Massa e do Lotus-Renault do regressado Romain Grosjean.

Amanhã será dia de qualificação, e será sempre interessante saber se o que acontece à sexta-feira se confirma no sábado. Nem sempre é assim, mas nunca se sabe.

Sem comentários: