quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Haverá ou não uma corrida em New Jersey?

A grande noticia do dia veio da boca do próprio Bernie Ecclestone, que muito provavelmente não haveria um GP em New Jersey, que está marcada para o meio de junho de 2013 no calendário provisório da Formula 1. Segundo ele, em declarações ao jornal The Guardian, “os organizadores não cumpriram os termos e condições do contrato que dessa forma cessou a sua validade. A partir de agora eles não têm contrato.

Não é a primeira vez que ele diz isso. Já tinha avisado em abril que havia atrasos na construção e pagamento do circuito urbano que está a ser construido nas margens do Rio Hudson, e em agosto, a pessoa que estava à frente do projeto, Tom Cotter, demitiu-se.

"Estamos muito perto do final do prazo. Teremos uma reunião do Conselho Mundial dentro em breve, e creio que se tiverem alguém a apoiá-los, então acontecerá em 2013, porque já fizeram muito trabalho em erguer a pista", concluiu.

Com o "skyline" de Manhattan ao fundo, New Jersey era um velho sonho do próprio Bernie. Em 1983, chegou a estar marcado no calendário um GP de Nova Iorque, que seria corrido na zona do Times Square, mas foi cancelado a meio do ano e no seu lugar deu origem no GP da Europa, em Brands Hatch. 

Sendo as negociações entre ele e os organizadores dos circuitos um assunto muito opaco, andei a ler ao longo do dia as reações de algumas das pessoas mais por dentro do assunto, mas por agora, andam todos muito calados. Pode ser que estejam em viagem para o Japão ou para outros lados,  mas também posso entender este silêncio uma forma de afirmar que nunca acreditaram nesta história de uma segunda corrida em paragens americanas. A unica reação significativa a não ser dos organizadores locais, que dizem que tudo está a ser feito como previsto. Curiosamente, a noticia surge no mesmo dia em que Charlie Whitting deu luz verde para a realização do GP dos Estados Unidos, no circuito texano de Austin...

Mas há coisas que aprendi com as declarações de Ecclestone, são as seguintes: existe sempre uma segunda leitura para além do obvio. É dinheiro e garantias de que ele irá receber a sua parte. Aliás,  o próprio Ecclestone afirmou este domingo, em Singapura, que só falaria com alguém relacionado com um futuro GP da Argentina "quando deparasse com pessoas sérias". 

Esta sexta-feira, em Paris, saberemos o calendário para 2013, e veremos de New Jersey faz parte. Se sim, é porque deram garantias, se não, poderá haver uma briga relacionada com dinheiro. No mínimo.

1 comentário:

Ron Groo disse...

Esta pressão é o método Mosley de conseguir o que quer, e sempre dá certo.