sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Para mim, Massa fica

Por norma, não discuto especulações, pois acho que isso muitas vezes é uma manobra de empresário para quer se gaste folhas de papel nos jornais desportivos e "encha chouriços" em tempos mortos para que os seus agenciados estejam nas primeiras páginas, certamente como manobra involuntária - ou será voluntária? - para que estes sejam vendidos para o mais alto preço possível  para que o agente receba uma verba bem choruda que lhe garanta a reforma. Sobretudo, quando se trata de futebol, as capas de verão nos jornais neste retângulo à beira-mar plantado são de fugir...

Por causa dos meus anticorpos em relação ao futebol, faço a mesma coisa ewm relação ao automobilismo, daí não escrever uma unica linha sobre as especulaçõs de Lewis Hamilton, por exemplo, ou de Bruno Senna, que a cada duas ou três semanas, tenho sempre alguém a "buzinar" no Twitter, dizendo-me que o homem será despedido e substituido por Valtteri Bottas. Francamente, com um piloto que chega mais regularmente aos pontos e destroi menos carros que Pastor Maldonado, acho contra-natura. E depois, não vejo a Williams abdicar de 12 milhões de euros provenientes da OGX, do Eike Batista, não é?

Mas hoje decidi abrir uma excepção. E a razão é Felipe Massa, porque é um assunto do qual muitos juraram a pés juntos durante meses que o homem estava a 15 dias de ser sumariamente despedido da Ferrari, devido aos seus maus resultados, que não era capaz de ser suficientemente veloz para fazer de "escudeiro" a Fernando Alonso, especialmente pelas vozes vindas de Espanha e Itália. E abro a voz para dizer que sou daqueles que acreditam que Massa fica em 2013. E sei disso desde há muito tempo.

Algures em julho - já não me ocorre a altura - tenho um amigo meu com quem costumo conversar, conta-me que teve uma conversa com um representantes de um dos patrocinadores da marca, Santander ou Fiat, e lhe contou que a Scuderia, devido ao importante mercado latino-americano, precisa de ter um piloto desse canto do mundo, e falou que as hipóteses estavam reduzidas a duas: manter Massa ou contratar Bruno Senna. Caso decidissem fazer uma troca entre brasileiros, seria uma forma de manter o nível, um piloto sem ser vencedor, mas suficientemente rápido para ajudar Alonso na sua busca pelo título. E Alonso gosta de trabalhar como toda a equipa à sua volta, Senna não seria ameaça suficientemente forte para o asturiano. 

Claro, os brasileiros não iriam gostar da ideia, pensando que os seus pilotos só serviriam de "capachos" na Scuderia, pensei eu, mas o que ele me dizia era que todas estas conversas sobre Segio Perez não são para serem levados a sério. E é verdade: afinal de contas, é apoiado pela Talmex, de Carlos Slim, não é? E apesar do talento, Sergio Perez é suficientemente inteligente para saber que, estando na Ferrari, seria "queimado" por Alonso, e ele não quer queimar a carreira.

Uns tempos depois, outra pessoa me contou a mesma coisa, ao que lhe respondi que já sabia, que tinham me contado. Sabia que tínhamos essa pessoa em comum, mas o que não sabia era que ela (sim, é mulher) soube disso em primeiro lugar, mas como não era do meio, contou isso a esse meu amigo e ele foi confirmar o rumor. Isso tudo, combinado com outras noticias contadas por outros profissionais como o Américo Teixeira Jr., do Diário Motorsport, me fazem chegar a esse resultados. E os últimos resultados de Massa ajudaram muito nessa conclusão.

Claro, da convicção para a confirmação vai um longo passo, e a Ferrari já disse que só decidirá sobre esse assunto no final do ano. Mas com o facto de não haver grandes movimentações no xadrez - e sim, também acredito que Schumacher fica e Hamilton terá um ordenado melhorado em 2013 - acho que o brasileiro de 31 anos ganhou um "time extension" na Scuderia di Maranello. Mas não o conto como piloto vencedor. Contra Fernando Alonso, será muito difícil.

1 comentário:

Felipe Hoffmann disse...

Quando se trata de Alonso, estamos falando no melhor piloto da F1 desde Senna -minha opinião. Massa teve sua chance de ganhar um campeonato, não ganhou por uma mangueira. Tenho por mim que se por um acaso em 2008 Felipe fosse campeão a conversa hoje seria diferente. Oras, teríamos dois campeões mundiais na mesma esquipe e essa conversa de escudeiro (hoje Massa é apenas isso e olhe lá) seria totalmente diferente.