sábado, 8 de setembro de 2012

Youtube Racing: O "bumpdrafting" de Felix da Costa


Confesso que não vejo muito NASCAR, uma categoria que atrai menos do que a IndyCar, por exemplo. Mas sei o que é "bumpdrafting" e sei que isso é mais conveniente numa categoria de carros de turismo do que numa categoria de monolugares.

Mas confesso que nunca vi isto em monolugares... até esta tarde. Foi na GP3 e o protagonista foi o português António Félix da Costa, que na luta pelo segundo posto com o finlandês Aaro Vaino, fez o tal "bumpdrafting" com o piloto da Lotus ART em plena reta da meta por algumas centenas de metros, antes do piloto da Carlin levantar o pé e deixá-lo travar para fazer a primeira curva.

O narrador ficou espantado com esta manobra...

3 comentários:

Julio Cezar Kronbauer disse...

O "bumpdrafting" surte mais efeito em categorias como a NASCAR já que não há muitas curvas na pista, diga-se apenas duas, na maioria das provas.

Não há muitas oportunidades para conseguir tempo e se distanciar dos outros que vem atrás, portanto, empurrar quem está na sua frente para obter distância, neste caso, é a melhor ideia.

Mas os comissários da NASCAR estão tentando coibir este tipo de ação, onde várias duplas já disputaram a vitória na base do "drafting" em várias provas.

Sobre a audiência, eu vejo exatamente o contrário: a NASCAR dá um banho na IndyCar Series. Os autódromos são sempre lotados em todas as provas. A NASCAR é uma categoria tipicamente americana, ou "redneck", como alguns a escrevem. Já a IndyCar deixou de ser americana há muito tempo.

Fora que a NASCAR é o que há de mais rústico em termos de tecnologia: carros feitos de lata, motores V8 com eletrônica quase zero, câmbio totalmente manual... para quem é aficionado por mecânica, é um prato, quer dizer, uma oficina cheia.

Julio Cezar Kronbauer disse...

Essa tentativa de "bumpdrafting" do Félix, na verdade, só fez ele perder tempo.

Se ele tivesse aliviado um pouco o pé do acelerador na saída da parabólica, poderia vir de pé embaixo na reta e tentado a ultrapassagem.

Do jeito que ele fez, ficou "encaixotado". Imagina se o carro da frente se desgoverna... aí estaria feito o estrago... e seria grande.

Anderson Puiatti disse...

Na Nascar isso é considerado comum. Isso ajuda e atrapalha os pilotos ao ponto que esse toque pode tirar a estabilidade do carro e rodar. No que ajuda da um empurrão e tem o vácuo que ajuda na velocidade.
Perigoso isso em monoposto mas muito legal de ver na velocidade.
Acho que é isso. Abraço
Anderson Puiatti
Burnout Racing