domingo, 21 de outubro de 2012

WSR: Felix da Costa domina em corrida marcada pela polémica

A temporada de 2012 da World Series by Renault terminou este domingo com o português António Felix da Costa a dominar as duas corridas do fim de semana catalão, numa prova marcada pela controvérsia  na luta pelo título. O holandês Robin Frijns colocou de fora o seu maior rival, Jules Bianchi, numa ultrapassagem arriscava na quarta curva do circuito de Barcelona, depois deste o ter ultrapassado na curva anterior.

Numa corrida onde o piloto português dominou do principio até ao fim, acabando a cortar a meta com quase 30 segundos de vantagem sobre o russo Mikhail Aleshin, as atenções viraram-se para a luta entre Frijns e Bianchi, que lutavam no meio do pelotão para ver quem ficaria na frente do outro. Em marcação cerrada, ambos pararam nas boxes na mesma volta, sem que se descolassem um do outro, com Sam Bird a observar as manobras esperando que se beneficiasse de algo.

O momento da corrida foi na parte final, quando Frijns atacou Bianchi na travagem para a Curva 4, como reação à ultrapassagem do francês três curvas antes. Forçando a manobra, colocou-o na gravilha, não saindo mais dali. O holandês prosseguiu, acabando a corrida no sétimo lugar, com a manobra a ser investigada pelos comissários, mas mesmo em caso de desclassificação, nada altera em termos de campeonato, que fica nas mãos do piloto holandês. Aaro Vaino fechou o pódio, depois de ter andado à luta com Aleshin, o seu companheiro de equipa. Frijns foi sétimo, na frente de Bird, o oitavo.  

No final, aos microfones da Eurosport, o piloto português foi sucinto: “Não há muito a dizer, parti bem, o carro estava bom, depressa comecei a ganhar vantagem e depois não vi mais ninguém...”. Para o piloto de Cascais, esta foi a sua quinta vitória na WSR, e foi também o primeiro piloto a vencer nas duas corridas do fim de semana, nesta temporada. Um feito que tinha repetido na GP3, no fim de semana húngaro, no final de julho.


Mais tarde, na sua conta no Facebook, resumiu a sua corrida: “Larguei de 3º, mas logo no arranque passei para a frente da corrida, depois foi atacar nas primeiras voltas até ganhar alguma distância. Se ontem tinha ganho com algum conforto, hoje o domínio foi total, vencendo com mais de 27 segundos de vantagem para o 2º classificado. Reafirmo o excelente trabalho da equipa, tanto na paragem de box, como no acerto de set up do meu carro. Gostaria de dedicar esta vitória à Red Bull, que me possibilita estar a este nível e cada vez me sinto mais dentro da família Red Bull Racing. Uma palavra final para a minha equipa de management em Portugal, que sempre acreditou em mim e tem grande responsabilidade na forma como a minha carreira tem evoluído”, referiu.

No campeonato, Frijns é campeão, com 195 pontos, mais dez do que Jules Bianchi e mais 18 do que o britanico Sam Bird. Félix da Costa, que chegou à competição a meio do ano, acabou a competição no quarto posto, com 166 pontos, apenas menos 29 do que o campeão. Um enorme feito, diga-se.

A World Series by Renault regressará em 2013. Quanto a Felix da Costa, a sua temporada ainda não acabou, pois no final de novembro vai correr o GP de Macau de Formula 3. 

Sem comentários: