segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Youtube Red Bull Stratos: Na orla do Espaço


Deveria ter sido hoje, mas parece que vai acontecer amanhã devido ao mau tempo. Caso tudo corra bem, amanhã, pelas seis da manhã em Roswell, no Novo México, o saltador austriaco Felix Baumgartner, de 43 anos, saltará de uma gôndola e tentará bater o recorde de altitude, sendo a pessoa que saltou mais alto na história da humanidade, saltando a 120 mil pés, ou 37 mil metros.

O projeto chama-se "Red Bull Stratos", e a ideia é de bater o recorde de um americano, Joseph Kittinger, feito a 16 de agosto de 1960, no âmbito de um projeto militar por alturas do inicio da era especial. O "Projeto Excelsior", da Força Aérea Americana (USAF) tinha a ver com a segurança de pilotos que se ejectavam a alta altitude, através de saltos que simulavam essas ejeções.

Depois de uma primeira tentativa, em 1959, a 23.200 metros de altitude ter acabado quase mal, com Kittinger a ficar inconsciente devido às altas rotações da força G, a segunda tentativa, a 31.333 metros, corre melhor. Experimenta temperaturas de -70ºC, cai quase à velocidade do som, mas graças a paraquedas estabilizadores, o salto de treze minutos e 43 segundos corre bem e Kittinger, aparte de um inchaço na mão direita devido à ruptura de um selo de pressurização, está bem de saúde. Durante alguns meses, até que a União Soviética colocou Yuri Gagarin no Espaço, a 12 de abril de 1961, este foi onde um ser humano tinha estado mais alto.

O fato e uma réplica da gôndola estão neste momento no National Museum of the United States Air Force, e nessa gôndola lê-se "Este é o degrau mais alto do mundo". Veremos se Felix Baumgartner coloque esse degrau um pouco mais alto.

Sem comentários: