domingo, 18 de novembro de 2012

GP Macau: Félix da Costa é o vencedor

Foi mais um grande dia para o automobilismo nacional. Desta vez foi em Macau, com António Félix da Costa a encerrar com chave de ouro a sua temporada, vencendo a "Feature Race" da corrida de Formula 3, depois de ontem ter conseguido vencer a corrida de qualificação.

A corrida foi um duelo entre ele e o sueco Félix Rosenqvist, com o piloto português a aumentar a diferença para o piloto sueco a cada volta, excepto uma ocasião onde teve a sua diferença neutralizada devido à entrada do Safety Car, devido a um acidente na cauda do pelotão. Quando a corrida regressou, o sueco saiu bem, estando lado a lado com Félix da Costa na travagem para a curva do Hotel Lisboa. Contudo, o piloto português a manteve-se por dentro, protelou a travagem até aos limites e manteve a liderança.

A partir dali, a distancia entre ambos os pilotos aumentou a ponto de Félix da Costa fazer a volta mais rápida da corrida e não ser mais incomodado até à penúltima volta, quando outro acidente colocou a corrida em bandeiras amarelas, praticamente sentenciando a decisão a favor do piloto português, tornando-se assim no primeiro piloto português a vencer a corrida de Formula 3 desde André Couto, em 2000. No pódio, um pequeno incidente, com a organização a trocar de hinos, mas o público presente na antiga possesão portuguesa cantou o hino a plenos pulmões, para celebrar a vitória do piloto de Cascais.

Para Félix da Costa, foi uma "corrida muito dura. O Rosenqvist passou-me no arranque mas eu apanhei-lhe o cone de ar e consegui passá-lo outra vez. Felizmente, consegui manter-me na frente após o safety-car e a partir daí consegui sempre ganhar tempo no segundo setor, onde dava uns dois ou três décimos de segundo. Foi difícil manter a concentração, no fim já estava em lágrimas debaixo do capacete. Todas as vitórias são especiais mas esta foi a mais intensa". 

No final, o piloto português dedicou a vitória a Trevor Carlin, o dono da equipa com o mesmo nome, e que o tem ajudado bastante na carreira nos últimos anos, na Formula 3 e GP3.

Sem comentários: