sábado, 10 de novembro de 2012

Noticias: Vijay Mallya vende parte do seu negócio

Esta sexta-feira, houve uma grande venda no mundo das bebidas: a Diageo pagou cerca de dois mil milhões de dólares para comprar 53,4 por cento da indiana United Breweries. Seria mais uma noticia normal, caso não parássemos para ler os pormenores. E ao parar para ver os pormenores, verão algo mais interessante: a United Breweries é a dona da Kingfisher, fundada pelo pai de Vijay Mallya e controlada por ele.

Mallya teve de vencer parte das jóias de família para a firma que controla, entre outras coisas, marcas como J&B e Johnny Walker. É certo que o mercado indiano está em expansão, mas o facto da sua Kingfisher Airlines estar à beira da falência e precisar de dinheiro liquido para pagar as contas, bem como injetar dinheiro fresco na sua amada Force India, fez com que tivesse necessidade de fazer esta operação.

E teve de ser: segundo conta Joe Saward no seu blog, a Kingfisher Airlines teve um prejuízo de 139 milhões de dólares no terceiro semestre do ano, e precisa de ter dinheiro fresco para reestruturar a ua companhia, pois caso contrário, no final do ano, as autoridades aeronáuticas indianas irão revogar a licença. Os seus aviões estão parados desde o inicio de outubro e claro, os seus trabalhadores estão com vários meses com salários em atraso. 

E claro, para a Force India, pode ser um alivio nos cofres, pois o seu outro sócio a Sahara, também anda com alguns problemas, pois terá de pagar cerca de 4.4 mil milhões de dólares de dividendos à autoridade bolsista indiana, sob pena de ter as suas acções congeladas na Bolsa de Mumbai, a capital comercial do subcontinente indiano. 

E tudo isso e muito mais justifica a razão pelo qual a equipa esteja a pedir cerca de vinte milhões de dólares pelo lugar que era de Nico Hulkenberg e agora está vago. Há quatro grandes candidatos: o brasileiro Bruno Senna, os franceses Jules Bianchi e Charles Pic e o alemão Adrian Sutil, que seria um regresso.

1 comentário:

Por Dentro dos Boxes disse...

tem momentos na vida em que algo não dá certo... e é assim também com os negócios...

agora cabe ao Mallya trabalhar e recuperar o "terreno" perdido...

abs...