quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

A Formula 2 acabou

Mais uma das ideias de Max Mosley, como presidente da FIA, acabou hoje. A Formula 2, projeto da FIA e da Motorsport Vision (MSV), de Jonathan Palmer, foi terminada após mútuo acordo entre as duas partes. Apesar de ser barata - da ordem dos 250 mil euros por temporada - o facto de ter atraído poucos pilotos e o facto de ter pouca saída - pouco mais do que um teste na Williams e nenhum dos pilotos que foi campeão ter chegado à Formula 1 - ditaram o seu fim.

"Apesar de termos lançado a FIA Formula 2 Championship em 2009, logo no inicio de uma grande recessão, a competição teve sempre grelhas cheias e corridas competitivas nestas últimas quatro temporadas", começou por dizer Palmer. "Como a FIA pretendia, a Formula 2 providencidou sempre igualdade e valor para os seis competidores. Contudo, à medida que o tempo avançava, demonstrou.se claramente que o modelo de uma equipa unica, que controlasse todos os carros da competição, fez com que reduzisse o seu apelo para os pilotos que desejavam entrar nela."

"Nós e a FIA chegamos à conclusão que que qualquer futura competição de Formula 2 deveria ser operado de forma convencional, com várias equipas. Outras competições ao nivel da Formula 2 tornaram-se crescentemente apelativos através de aumentos de performance, e isso foi óbvio após termos visto que na nossa última temporada, as nossas grelhas terem diminuído significativamente." concluiu.

A Formula 2, depois de um hiato de 25 anos, com o seu último campeonato em 1984, regressou em 2009 com uma grelha bem composta e transmissões televisivas em direto, pela Eurosport. O espanhol Andy Soucek foi o grande vencedor, numa temporada marcada pelo acidente mortal de Henry Surtees, filho de John Surtees, na corrida de Brands Hatch. Dean Stoneman foi o campeão de 2010, seguido pelo italiano Mirko Bortolotti e este ano, o vencedor foi outro britânico, Luciano Bachetta.

Quanto à MSV, irá em 2013 tomar conta de uma competição de promoção, a Formula 4.

Sem comentários: