quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Na minha 5ª Coluna desta semana...


(...) Mas agora que [Michael Schumacher] voltou ao conforto do seu sofá e ter calçado as pantufas, pode-se perguntar: o que foi esta sua segunda passagem pela Formula 1? Foi um fracasso rotundo, como se fosse um segundo Alan Jones, ou até foi um sucesso, dadas as circunstâncias, como foi com Niki Lauda? É certo que Schumacher teve dificuldade em se adaptar à Formula 1, depois de quatro temporadas de ausência, e o perigo de estragar toda a aura que tinha conquistado era real, mas no final, até que a temporada de 2012 foi bem mais interessante do que em 2011, por exemplo. 

Sofreu no inicio da temporada, devido às várias desistências, alguns deles devido a incidentes causados por si, como em Barcelona e Singapura, onde entrou pelas traseiras de Bruno Senna e Jean-Eric Vergne, respectivamente. Mas foi também em 2012 que subiu ao pódio pela única vez desde que regressou, e conseguiu uma volta mais rápida, na Alemanha, tornando-se no piloto mais velho a consegui-lo desde os tempos de Jack Brabham, em 1970. E poderia ter conseguido a pole-position no Mónaco, caso não tivesse levado uma penalização na corrida anterior, em Barcelona... em suma, houve uns lampejos de brilho, mas alternado com muitas desistências. Aliás, esta foi a temporada onde chegou menos vezes aos pontos: oito vezes, contra os doze de 2010 e os onze de 2011. (...)

Hoje passa mais um aniversário natalício de Michael Schumacher, e aproveitei a coincidência entre a dia de anos e ser o mau habitual dia de escrever a minha crónica semanal no Formula 1 Portugal para fazer um pequeno balanço sobre a sua segunda passagem pela Formula 1. E apesar dos seus lampejos brilhantes aqui e ali, viu-se mais que não foi capaz de acompanhar pilotos dez, quinze e até vinte anos mais novos do que ele, para além de ter sido constantemente mais lento que Nico Rosberg, principalmente nas qualificações. E é sobre isso que falo na minha primeira 5ª Coluna de 2013, que podem consultar no Formula 1 Portugal, a partir deste link.

Sem comentários: