terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Youtube Dakar Rally: o Smart 4x4 que não vai ao Rally Dakar


Se ontem falei da moto com o curioso número e ainda mais curiosa publicidade, hoje falo do carro que teria ido a Peru para fazer o Rally Dakar. Digo "teria", porque infelizmente, o seu piloto não conseguiu arranjar o dinheiro necessário para poder participar no Rally Raid.

O senhor em questão chama-se José Luiz Alvarez e o seu projeto é, sem dúvida, original: levar um Smart de motor 1000cc a Lima, no Peru, e tentar chegar ao fim, em Santiago do Chile. A solo e sem assistência, a ideia era de levar o pequeno citadino - devidamente modificado, claro - para esta prova tão dura. Mas a crise económica que assola a Espanha o atrapalhou no seu projeto e a poucos dias do Dakar, o deixou em terra:

"Acabou mesmo sem começar. Fui vítima da má situação económica que se vive em Espanha e não me posso queixar do sucedido, pois todos passam por imensos problemas. Os últimos dias foram loucos, com muitas reuniões e telefonemas para tentar salvar o projeto que dura há cerca de um ano e em desenho, desenvolvimento, aprovação, inscrição e outras coisas, gastámos mais de 80 000 euros, para agora termos apenas um bonito Smart 4x4 parado.”, referiu, desalentado o piloto espanhol.

Foi pena, pois seria engraçado ver como se comportaria um Smart numa prova tão longa e dura como o Dakar. E houve uma primeira tentativa em 2008, com o português Bernardo Villar, mas esta foi abortada quando a edição foi cancelada, ainda em Lisboa.

Sem comentários: