terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Apresentações 2013: o Williams FW35

A Williams era o último carro do pelotão do qual todos queriam saber como iria ser na temporada que vai começar agora. E em Barcelona, o suspense terminou: o FW35 não tem o degrau na sua frente e é um produto "80 por cento novo", segundo afirmou Mike Coulghan, o diretor técnico da marca. "É um monolugar mais refinado, melhor do que o FW34 e acho que toda a equipa pode sentir-se orgulhosa pelo trabalho que fizemos", referiu o engenheiro inglês.

As alterações em relação a 2012 são ao nível da caixa de velocidades, que é nova, da suspensão traseira, do assoalho e dos escapes, e sobre o "efeito Coanda", Coulghan afirmou que é um desafio a ser levado em conta: “O efeito Coanda será uma grande coisa para nós. Não houve nenhum maior esclarecimento a respeito do regulamento nesta área do carro, então nós vamos trabalhar bem próximos à Renault para elevar ao máximo os ganhos disponíveis. O uso do DRS será mais restrito neste ano, por isso vamos focar noutras áreas”, completou.

Já Sir Frank Williams, fundador e patrão da marca, destacou o esforço e a dedicação dos funcionários em construir mais este carro, e espera que este carro os coloque no caminho das vitórias: “Vamos ter de esperar até a Austrália para realmente ver o que temos, mas acreditamos que esse é um passo à frente em relação ao carro do ano passado, que também foi um carro muito competitivo. Pastor tem um caráter fascinante e um piloto muito determinado, enquanto Valtteri é mais tranquilo, mas muita água ainda vai rolar, e ele é um piloto muito talentoso”, começou por afirmar.

A Williams tem estado no topo muitas vezes ao longo dos últimos 30 anos. É da natureza do desporto termos altos e baixos, mas quando estamos em baixo, sempre lutamos para trilhar o nosso caminho de volta. É isso o que espero que com a atual equipa que temos, que com o nosso novo FW35, o talento combinado de Pastor, Valtteri e Susie [Wolff, a piloto de testes] e o apoio contínuo dos nossos parceiros, que vamos estar em uma posição de lutar com os melhores”, concluiu. 

E é com uma ambição renovada para 2013, a equipa em que Pastor Maldonado é o piloto principal, e terá como companheiro de equipa o novato finlandês Valtteri Bottas, que substituiu o brasileiro Bruno Senna, espera-se que as prestações em 2013 sejam melhores do que no ano anterior, onde apesar da vitória de Maldonado em Barcelona, ele foi mais conhecido pelos seus desastres do que pela sua constância. No final, o piloto venezuelano foi apenas o 15º classificado do Mundial, enquanto que a equipa foi a oitava no Mundial de Construtores.

1 comentário:

Ron Groo disse...

é com este que vamos voltar a gloria.