segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

The End: Dave Charlton (1936-2013)

O antigo piloto sul-africano Dave Charlton, um dos melhores da sua geração no seu país, morreu este domingo em Joanesburgo aos 76 anos de idade, segundo noticia a imprensa local. Cinco vezes campeão sul-africano de Formula 1 entre 1970 e 1975, participou em treze Grandes Prémios entre 1965 e 1975, em carros como Lotus, Brabham e McLaren, quer a nível oficial, quer em equipas locais, como a Scuderia Scribante.

Nascido a 27 de outubro de 1936 no Yorkshire inglês, emigrou com os pais para a Africa do Sul aos dez anos de idade, onde mal conseguiu sair da escola, começou a aprender mecânica numa oficina local, participando numa corrida de apoio ao GP da Africa do Sul em 1960, em East London, com um Austin Seven modificado. Acabou por vencer e fez do automobilismo a sua profissão.

Ao longo dos anos 60 teve uma rivalidade com John Love, vindo da então Rodésia (agora Zimbabwe), mas só conseguiu superar Love em 1970, a bordo de um Lotus 49C que tinha sido de Jo Bonnier, vencendo o primeiro dos seus cinco títulos. E foi com esse carro que conseguiu a sua melhor classificação numa corrida oficial de Formula 1, um 12º lugar no GP da Africa do Sul desse ano, a sete voltas do vencedor (tinha desistido na volta 73 com um motor partido).

Em 1971, Charlton foi convidado por Colin Chapman para participar no GP da Grã-Bretanha, num Lotus 72 que era de Reine Wissell (que participava nessa corrida com o modelo 56 Turbina), classificando-se bem, mas acabou por desistir na primeira volta com um problema de motor. No regresso à Africa do Sul, ele trouxe um modelo 72C que no ano seguinte, inscrita pela Scuderia Scribante, e graças ao apoio da marca de cigarros Lucky Strike e da gasolineira Sasol, fez três corridas na Europa, não terminando nenhuma delas. Em 1974, troca o Lotus 72 pelo McLaren M23, mas o melhor que consegue é um 14º posto na edição de 1975.

Continua a correr até 1990, quando acaba por se retirar da competição. Essa corrida, em Zwarrt kops, acaba por vencer, terminando com uma chave de ouro a sua longa carreira desportiva. As suas vitórias em Kyalami foram tantas e tornaram-se lendárias que a imprensa local a denominou de "Charlton Center". 

No plano pessoal, para além de ter tido duas filhas e uma neta, era amante de gatos, tendo chegado a ter... 21, um deles tinha o nome de um dos seus adversários na pista... 

1 comentário:

Juanh disse...

Muy buen piloto, típico de los años setenta, en que algunos corrían sólo en el GP de F1 de su país.
Abrazos!
http://juanhracingteam.blogspot.com.ar/